Vereadora Larissa Gaspar lamenta casos de violência contra a mulher. Foto: Câmara Municipal de Fortaleza.

A tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza foi ocupada, na quinta-feira (07), para homenagear as mulheres em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, oito de março. A vereadora Larissa Gaspar (PPL) usou o espaço para “lembrar a memória das mulheres que bravamente nos antecederam, que deram suas vidas para que hoje nós pudéssemos estar aqui, ocupando espaço de poder, espaços de decisão, como as tribunas do Parlamento”. A vereadora usou o momento para lamentar os casos de violência contra a mulher e as desigualdades de gênero.

“Nosso País é o quinto do mundo que mais assassina mulheres, nossa Fortaleza é a terceira cidade que mais assassina mulheres. Segundo os dados do Instituto Maria da Penha, a cada sete segundos uma mulher sofre violência feminicida neste País”, destacou a vereadora, enfatizando que “embora nós sejamos a maioria do eleitorado deste País, nós somos apenas 15% no Congresso Nacional”.

Além de Larissa, o vereador Ronivaldo Maia (PT) também usou a tribuna para homenagear as mulheres e apresentou um leque com fotos de mulheres que, segundo o parlamentar, “dedicaram a vida na luta por direitos igualitários”. Entre as homenageadas dele, estão a deputada federal Luizianne Lins (PT), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a ativista Maria da Penha, a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula e a vereadora do Rio de Janeiro morta a tiros Marielle Franco.

O vereador Sargento Reginauro (Sem Partido) também abordou o tema, mostrando preocupação com os altos índices de violência contra a mulher em Fortaleza e no Ceará. “Enquanto estamos falando aqui, as mulheres continuam sendo reféns da violência, pois as medidas protetivas são ineficazes. A justiça é branda e o agressor continua solto até que ele tire a vida da mulher. Fica aqui o nosso lamento e pesar. Que as mulheres continuem lutando para serem valorizadas e respeitadas como merecem”, defendeu o parlamentar.

Sessão Solene

A Câmara Municipal de Fortaleza vai realizar, no dia 14 de março, uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento será realizado às 19 horas, no Plenário da Casa. A sessão será comandada apenas por mulheres, com presidência da vereadora (PTC), parlamentar mais antiga. Na ocasião, cada vereadora poderá indicar até duas mulheres para serem homenageadas. Além de Bá e Larissa, completam a bancada feminina na Câmara as vereadoras Libânia (PR), Eliana Gomes (PCdoB), Marília do Posto (PRP) e Priscila Costa (PRTB).