O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) marcou 61,8 pontos em fevereiro, dando sequência ao período de otimismo iniciado em dezembro passado. Quando comparado com janeiro, a pontuação foi 1,4 ponto menor, embora permaneça pelo sétimo mês seguido acima dos 50 pontos. Assim, o ICEI também continua acima de sua média histórica, que é de 56,6 pontos. O levantamento é do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

No Brasil, o ICEI atingiu 64,5 pontos, mais uma vez indicando alta confiança do empresariado brasileiro. O resultado é próximo ao do mês anterior, quando o Índice foi apenas 0,2 ponto superior. Com esse valor, o Índice se mantém acima da média histórica de 54,8 pontos.

A Indústria da Transformação segue a trajetória otimista, com o índice marcando 62,5 pontos nesse mês, resultado 1,8 ponto menor que em janeiro (64,3 pontos). Assim, a Indústria da Transformação segue acima de sua média histórica, de 52,8 pontos.

Além disso, o Índice de Confiança da Indústria da Construção cearense, marcando 59 pontos, foi um importante impulsor para o resultado no estado. A pontuação de fevereiro foi a maior dos últimos 13 meses, com valor 0,6 ponto maior que em janeiro e mantendo o setor acima da sua média histórica de 53,5 pontos.

Se por um lado os altos resultados do setor de transformação indicam a continuidade das expectativas otimistas, o recente crescimento da confiança da Indústria da Construção pode representar uma mudança nas perspectivas do setor.