
Ivo disse que apoiaria uma eventual candidatura do irmão, Ciro, ao Governo do Ceará. Foto: Reprodução/Instagram
O ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), declarou nesta terça-feira (6) apoio irrestrito a uma possível candidatura do irmão, o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), ao Governo do Ceará em 2026. Em entrevista a uma rádio local no Interior do estado, Ivo sinalizou rompimento com o atual governador Elmano de Freitas (PT), atribuindo a decisão à aproximação do Palácio da Abolição com adversários políticos em Sobral.
Em declarações à emissora, Ivo Gomes afirmou que não mantém mais qualquer compromisso político com Elmano. “Para mim, hoje, eu não tenho mais compromisso com Elmano. Nenhum compromisso. Está desfeito qualquer tipo de compromisso que a gente tinha”, disse. Ele citou a aliança do governo estadual com o prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, e o deputado federal Moses Rodrigues — ambos do União Brasil —, como fator decisivo para o afastamento.
O grupo é considerado o principal opositor local de Ivo. O ex-prefeito recordou que o apoio prestado a Elmano em eleições anteriores causou “imensa confusão” em sua família e que, durante ataques políticos intensos contra si, o governo estadual se aliou aos seus críticos. Questionado sobre compartilhar um palanque com Elmano, Oscar e Moses Rodrigues, ele afirmou: “Nesse palanque, desse jeito, eu não estarei. Não tem a menor dúvida. Não me misturo”.
Quanto a uma eventual campanha ao lado de Ciro Gomes, Ivo confirmou disposição total. “Claro que eu faria, lógico que eu faria. O Ciro seria o melhor presidente do Brasil, imagine o melhor governador do Ceará”, afirmou. O ex-prefeito também avaliou como improvável um apoio do PSB a uma candidatura de Moses Rodrigues ao Senado e rebateu críticas à aproximação de Ciro com setores alinhados ao bolsonarismo.
“O Ciro não pode se aliar ou receber apoio de pessoas que apoiam o Bolsonaro, mas o Elmano pode receber apoio?”, questionou, classificando o argumento como “conversa fiada” e “papo furado”. É bolsonarismo até que sirva às minhas conveniências. Eu, Ivo Gomes, não sou assim”, completou.
Ciro Gomes emerge como principal nome da oposição para desafiar Elmano de Freitas em 2026. O ex-ministro filiou-se ao PSDB em outubro de 2025, com articulação do ex-senador Tasso Jereissati, em evento que contou com presença de lideranças bolsonaristas. Pesquisas recentes indicam disputa acirrada, com Ciro e Elmano frequentemente empatados tecnicamente ou alternando liderança.
Família
Ivo Gomes, que deixou a prefeitura de Sobral em dezembro de 2024, informou ter cumprido uma “quarentena” voluntária de um ano sem aparições públicas. A entrevista desta terça marca o início de uma série de participações em veículos de comunicação. O posicionamento de Ivo acentua divisões na família Gomes: enquanto o senador Cid Gomes (PSB) declarou apoio à reeleição de Elmano em dezembro de 2025, Ivo alinha-se à oposição liderada pelo irmão Ciro.