Vereadora Priscila Costa, ao lado de Gizele, mulher de Ciro Gomes e de Carol, mulher de Roberto Cláudio, na sede do União Brasil, em Brasilia. Foto: Blog do Edison Silva

Para Rueda, presidente nacional do União Brasil e vice-presidente da Federação Partidária (União Brasil com o PP, “a filiação do Roberto, a chegada nessa federação que eu presido, é o começo da mudança do Ceará. Pela primeira vez, consigo enxergar um conjunto de forças políticas construindo um novo futuro para o estado.” A afirmação foi proferida na solenidade que marcou, em Brasília, na sede do diretório nacional da agremiação, a filiação de Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza, àquela agremiação.

O evento que foi prestigiado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, da bancada federal da sigla, do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, do ex-governador do Rio Grande do Norte, Agripino Maia, de vários deputados estaduais cearenses e vereadores de Fortaleza, inclusive a Priscila Costa, apontada como um dos nomes para concorrer ao Senado da República. Virtualmente, falou o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP.O Capitão Wagner, presidente do União Brasil e o primeiro presidente da Federação do seu partido com o PP no Ceará, foi o primeiro a saudar o novo filiado.

A direção nacional do União Brasil admite perder um dos deputados federais,  da bancada cearense, mas aposta no aumento da sua representação, nas eleições do próximo ano, sobretudo por conta da coligação conseguirá fazer no Ceará, reunindo dentre outros partidos o PL e o PSDB, fazendo com que a oposição entre na campanha com o maior tempo para a propaganda eleitoral, e com mais recursos do Fundo Eleitoral. O deputado federal do União que deixaria o partido no Ceará, segundo o comando nacional, pode ser a deputada Fernanda Pessoa.

Dirigentes nacionais asseguram que o deputado federal  Moses Rodrigues teria garantido que disputará um novo mandato de federal pelo União Brasil. Além da relação pessoal que Moses tem com Rueda, o espaço político que disputa em Sobral com o grupo do senador Cid Gomes, é um impeditivo de ordem eleitoral muito grande. Além do mais. para o governador Elmano de Freitas, mesmo com algumas divergências, a parceria prioritária do governador Elmano, em Sobral, é com Cid, Moses e o seu pai, o prefeito da cidade, seriam coadjuvantes.

Ciro Gomes, quando falou na solenidade de filiação de Roberto Cláudio ao União Brasil, fez elogios ao governador Ronaldo Caiado, dizendo que Caiado, inclusive, está preparado para governar o Brasil, mas acrescentou que também poderia estar na disputa presidencial. Caiado retribuiu os elogios de Ciro, enaltecendo as suas qualidades de homem publico, com qualificações para ser presidente da República.

O ex-prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, candidato a governador da Bahia, disse para ser governador do seu Estado, ao mesmo tempo em que Roberto Cláudio governasse o Ceará, repetindo o feito dos dois que foram prefeitos das respectivas capitais dos seus estados, no mesmo período de oito anos. ACM Neto é vice-presidente nacional do União Brasil. Segundo ele, a filiação de Roberto Cláudio ao União Brasil, sinaliza para um novo dessa agremiação.

Integrantes da mesa dos trabalhos na solenidade de filiação de Roberto Cláudio, incluindo Ciro Gomes, Ronaldo Caiado, ACM Neto,. Rueda, Roberto Cláudio e Capitão Wagner. Foto: Blog do Edison Silva

Roberto Cláudio, na sua fala, disse que pode ser candidato a qualquer cargo, no pleito de 2026. Ele criticou fortemente o governador Elmano, dizendo que o Governo dele e os mais recentes, anularam todas as vitórias que o Estado do Ceará havia conquistados nos governos de Tasso e de Ciro Gomes. Roberto Cláudio, conforme Ciro voltou a declarar, é o melhor quadro político cearense, do momento, para governar o Estado do Ceará, a partir de 2027.