De acordo com denúncia feita pela campanha de Roberto Cláudio, o Governo de Izolda Cela estaria pressionando prefeitos em prol de apoio a Elmano e Camilo. Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta terça-feira (13), uma operação de busca e apreensão nas dependências da Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Governo do Estado, após denúncias da coligação de Roberto Cláudio (PDT) à Justiça Eleitoral sobre convênios e contratos que estariam sendo usados pela gestão Izolda Cela (sem partido) para “pressionar” gestores municipais em troca de apoio ao candidato Elmano. O Poder Executivo rechaçou as denúncias, que disse serem “acusações infundadas de campanhas eleitorais”.

A busca e apreensão foi feita pela Polícia Federal pelo fato de o crime ser na esfera eleitoral. Ainda não há informações mais claras, embora o processo original não mais esteja sob a égide do segredo de Justiça, conforme decisão do desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, Corregedor Eleitoral, do dia 5 de setembro passado, quando também foi registrado, por ele, o aditamento da denúncia, para incluir outras irregularidades apontadas pelos autores.

Em nota, o Governo do Estado informou que todos os convênios e contratos são realizados “dentro da mais absoluta legalidade, de forma que não se absteve em prontamente prestar esclarecimentos e acesso aos documentos solicitados à Superintendência de Obras Públicas (SOP) por meio de ação judicial”.

Ainda de acordo com a gestão, os mesmos documentos já haviam sido solicitados e enviados à Justiça pela SOP no prazo estipulado, “causando estranheza nova solicitação, e mediante presença policial”. “O Governo do Estado rechaça as acusações infundadas de campanhas eleitorais e segue cumprindo todas as suas competências para promover o desenvolvimento dos 184 municípios cearenses”, informou.