Reginauro afirmou ser necessário que a tropa esteja motivada para atuar de forma efetiva no combate à criminalidade. Foto: ALCE

Diante da aprovação de projetos que garantem mais benefícios para os agentes da Segurança Pública, o deputado Sargento Reginauro (União) destacou a necessidade de um maior aporte financeiro para garantir que esses recursos, de fato, cheguem até a tropa. Segundo o parlamentar, a situação atual é análoga à pandemia e precisa de medidas efetivas por parte do Poder Executivo, para além do discurso.

Algumas medidas foram aprovadas nesta semana pela Casa, mas na avaliação dele, apesar da aprovação de reajustes para setores da Segurança Pública, não houve o envio de mensagens do Governo em caso da necessidade mais recursos. “O governador disse que iria aportar mais recursos, mas até agora, já passados três dias, não temos nenhuma mensagem suplementando recursos, e a segurança pública vai precisar”, defendeu.

Ele pontuou que as mensagens aprovadas tratavam sobre aumento de extra para a inteligência, apreensão de armas e outros serviços, mas há necessidade de um aporte para garantir esses benefícios, visto que não houve aporte no orçamento para este ano.

“Estamos tendo dificuldades no abastecimento de viaturas. Os policiais estão vivendo isso e vamos colocar mais homens nas ruas. Mas estamos tendo dificuldades no abastecimento dessas viaturas. Policiais estão viajando e não estão recebendo suas diárias. É urgente que tenhamos esse efetivo para a população”, defendeu.

“Até agora não temos nenhuma movimentação de crédito suplementar para a Segurança Pública”, denunciou Reginauro. “É estranho, porque quando é para outras coisas, rapidamente chega aqui na Casa e é aprovado”, disparou.

Alcides Fernandes (PL), por sua vez, reclamou de viaturas que estariam sendo utilizadas com apenas dois policiais para circular em áreas violentas da cidade. “Aqui, vemos viaturas queimadas, mães e pais desesperados. Tem gente da minha família pedindo oração, porque as pessoas estão correndo risco. É triste, é lamentável”.

Sobre os casos recentes de violência em praças públicas, a deputada Dra. Silvana (PL) sugeriu a instalação de câmeras de videomonitoramento para inibir a ação de bandidos. Segundo ela, a medida iria reduzir os crimes cometidos contra pessoas inocentes. “Entendo que é uma medida que afastaria a criminalidade dos locais de lazer”, defendeu.

Governo

Líder do PT na Assembleia, o deputado De Assis Diniz (PT) afirmou que as denúncias feitas por Reginauro não têm fundamento. Segundo ele, há apenas um problema técnico envolvendo 63 novas viaturas que precisam de cadastramento. Ele também disse que as diárias dos policiais estariam sendo pagas pelo Governo do Estado.

Em resposta, Reginauro disse que “o problema do sistema de segurança é não ouvir a base”. “Se não tivermos a tropa motivada, acreditando no Poder Executivo, no Comando Geral, não teremos uma operação à altura do que se precisa. Nossa tropa não acredita e isso não é um caso isolado”, disparou.