Vice-prefeitas Denise Menezes (PDT) e Christianne Coelho (PT), respectivamente.
Fotos: Reprodução/Facebook

Duas mulheres na política do Ceará estão sendo vítimas do machismo dos prefeitos de  Aracati, Bismarck Maia (Podemos) e de Sobral, Ivo Gomes (PSB).  São as vice-prefeitas Christianne Coelho (PT) de Sobral, e Denise Menezes (PDT) de Aracati, que estão sendo impedidas de despacharem normalmente nos seus respectivos gabinetes, pelo simples fato de não concordarem com as ações políticas deles, obstinados em eleger os seus sucessores.

O lamentável é que as agremiações políticas das duas vice-prefeitas as abandonaram, e a Procuradoria Especial da Mulher parece desconhecer o fato. Denise foi eleita pelo PDT, da deputada estadual Lia Gomes, Presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa – Alece, e Christianne é filiada ao Partido dos Trabalhadores, da deputada estadual Larissa Gaspar, membro da Procuradoria da Mulher da Alece. As duas parlamentares ainda não se manifestaram, nem contra o abuso que elas sofrem, e nem emprestaram, publicamente, solidariedade às duas vítimas de perseguição política motivada pelo machismo dos dois prefeitos.

A deputada Lia Gomes, por exemplo, não pode dizer que não sabe da situação na Prefeitura de Sobral já que o prefeito, Ivo Gomes, é irmão dela.

Vale lembrar que os dois gestores – Ivo e Bismarck Maia – já se apresentaram, publicamente, como defensores das causas da mulher e das lutas femininas.

Em Sobral, o fato mais recente foi a exoneração de mais de vinte funcionários (11 comissinados e 12 terceirizados) do gabinete da vice-prefeita, e a não renovação do aluguel do prédio onde funciona o gabinete dela.