Apesar de cinco nomes colocados, Luizianne Lins e Evandro Leitão têm se destacado entre lideranças petistas e militância. Foto: Reprodução/Instagram

Em sua primeira atividade pública após dias cuidando da saúde em São Paulo, o governador Elmano de Freitas resolveu entrar de vez na discussão interna do Partido dos Trabalhadores (PT) sobre a disputa à Prefeitura de Fortaleza. Buscando evitar prévias e confronto entre seus membros,  o chefe do Poder Estadual defendeu encontro municipal com a participação da militância petista.

Atualmente, cinco nomes do PT estão colocados como pré-candidatos a prefeito de Fortaleza. São eles: os deputados estaduais Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar  e Evandro Leitão; a deputada federal Luizianne Lins e o assessor especial Arthur Bruno. Os nomes que têm se destacado na sigla são os de Linz, que já foi prefeita da Capital cearense em duas ocasiões,  e de Leitão, presidente da Assembleia Legislativa.

“A única coisa que quero manifestar é que sempre defendi que o processo do PT fosse um processo em que a base do PT participasse. Acho que a melhor maneira é uma decisão em um encontro municipal”, defendeu o governador Elmano durante entrevista coletiva. Segundo ele, o partido em Fortaleza sempre escolheu seus candidatos e candidatas em encontro.

Aliados

“Se vocês repararem na história, em 2004 a Luizianne foi escolhida num encontro, em 2008 ela foi escolhida novamente num encontro; em 2012 eu fui escolhido num encontro; em 2016 e 2020 também foi escolhido em encontro”, lembrou.

Ainda de acordo com ele, todos os nomes colocados contam com a simpatia dos partidos aliados, mas é preciso trabalhar um diálogo com essas siglas. O chefe do Executivo Estadual também destacou a necessidade de se debater um projeto político para a cidade para além de nomes. “Fortaleza tem diversos desafios, para a gente não ficar só discutindo nomes”.