Posicionamento do governador se deu durante evento ao lado do presidente da Assembleia, Evandro LeitãoFoto: Helene Santos – Casa Civil

O governador Elmano de Freitas tem evitado se indispor com seus aliados e amigos de longa data ao se posicionar sobre os cinco nomes colocados como pré-candidatos a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, o PT, na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O chefe do Poder Executivo afirmou defender a unidade partidária para que a legenda possa apresentar um postulante que possa enfrentar os problemas do Município.

“Eu não tenho nenhuma manifestação de apoio a nenhuma pré-candidatura do PT. Acho que não me cabe nesse momento. Acho que cabe buscar me preservar para construção do diálogo e da unidade”, afirmou ele durante coletiva de imprensa neste sábado (09), quando esteve ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, um dos pré-candidatos do partido.

Atualmente, além de Leitão também estão na disputa interna os deputados Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar e Luizianne Lins, além do assessor especial do Governo do Estado Arthur Bruno.

As falas do governador Elmano de Freitas vem após algumas lideranças petistas se posicionarem favoráveis ao nome de Evandro Leitão,  como foi o caso de José Nobre Guimarães,  liderança histórica do PT no Ceará. O chefe do Poder Executivo afirmou ter recebido ligação de Guimarães, mas teria dito que cada grupo deve se posicionar sobre quem quer apoiar, mas destacando a unidade partidária.

“Não me cabe se posicionar sobre o nome, mas sim preservar a unidade  e o diálogo. Eu disse que tinha um processo de definição e acho natural que os grupos se posicionem. As pessoas são livres para escolher e no meu governo estão todos livres”, afirmou.

“Temos respeito pelos candidatos e somos amigos de muito tempo. Me cabe preservar o partido, fazer com que a base participe e tenhamos o consenso, e apresente proposta consistente para os problemas graves enfrentados por Fortaleza, como a questão da saúde”, apontou.