O tema foi levado à tribuna pelo deputado estadual Queiroz Filho e reverberado por outros parlamentares. Foto: ALCE

Deputados da Assembleia Legislativa demonstraram indignação com interpelação judicial impetrada contra o Blog do Edison Silva após matéria sobre gastos da Secretaria de Proteção Social com pães. Segundo os parlamentares, está havendo um cerceamento do trabalho da imprensa, que pode culminar, futuramente, em desrespeito à liberdade de expressão do próprio parlamento cearense.

“Eu fiquei indignado com o que tomei conhecimento. No dia da Data-Magna a gente acompanhar o retrocesso com uma interpelação judicial a um jornalista e também contra um perfil da Internet que republicou a matéria”, iniciou o deputado Queiroz Filho (PDT). “A gente precisa ter em mente que o jornalista Edison Silva é muito respeitado no Ceará, uma pessoa que trabalha cobrindo a política há muitos anos. O Governo do Ceará entrou com interpelação sobre matéria que ele publicou em seu blog, com base em informação do Diário Oficial do Estado”, pontuou.

Para Queiroz, a situação causa pavor, visto que os próprios parlamentares podem sofrer um cerceamento da liberdade de expressão. Segundo defendeu, as entidades representativas da imprensa precisa se manifestar sobre a situação. “Eu acho isso tão grave, que conclamo os deputados a reagir com firmeza que o caso requer, para que isso não vire regra no Estado do Ceará. Queria colocar na reflexão dos colegas para que a gente não caminhe para o pior. O Estado do Ceará ocupando o Judiciário com esse tipo de ação, acho isso gravíssimo”.

O deputado Sargento Reginauro (UB) também se disse surpreso com a medida, mas afirmou que tática semelhante, de calar a imprensa, tem sido colocada em prática pelo Governo do presidente Lula. “Está aí a Jovem Pan ameaçada de não ter direito à sua concessão, e agora um dos mais experientes jornalistas do Ceará, Edison Silva, que fez uma publicação usando como fonte o Diário Oficial, sendo ameaçado”.

Segundo Reginauro, a ação só foi apresentada à Justiça por ter envolvido a secretária de Proteção Social, Onélia Santana, esposa do ministro da Educação Camilo Santana. “Mexeu na família Santana. O Governo está incomodado que a verdade seja dita. Isso é o rastro claro da ditadura. Queria me solidarizar com o jornalista com a imprensa livre do Ceará”, disse.

Outro que se disse preocupado foi o deputado Cláudio Pinho (PDT). Na avaliação do parlamentar, “quando a imprensa não vai bem, é porque a democracia não vai bem”. “Será que vão querer calar os deputados? Porque parte da imprensa está calada. Daqui a uns dias vão querer comprar pão em locadora de veículos. E quando a imprensa descobre, querem calar a imprensa. É dessa forma que se fortalece a democracia?”, questionou.

“Precisava ocupar a Justiça com uma ação dessa natureza? Acredito que não. Isso é um precedente no Estado gravíssimo, que nós, da Assembleia, devemos reprimir. Fica o alerta” – (Queiroz Filho)

Confira a fala do deputado Queiroz Filho:

Confira o que disse o deputado Sargento Reginauro:

Confira a fala do deputado Cláudio Pinho: