Ciro Gomes tem sido crítico do PT e do ministro Camilo Santana. Foto: André Lima

As falas do ex-governador Ciro Gomes (PDT), criticando a cassação pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) do mandato de deputados bolsonaristas do Estado, têm sido elogiada por parlamentares bolsonaristas. Até pouco tempo esse alinhamento, ainda que pontual por enquanto, era impensável, visto a proximidade do líder pedetista com pautas progressistas e de esquerda.

Ciro Gomes tem se alinhado cada vez mais com políticos de centro e de direita e deixando aliados históricos de esquerda de lado. Em episódio recente, ele declarou apoio à candidatura do prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, admirador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Aliás, a coligação partidária que apoiará a reeleição de Bezerra deve ter o PDT de Ciro e o PL de Bolsonaro em sua composição.

“Agora estão cassando quatro deputados de oposição, entre eles duas mulheres e o deputado mais votado no Ceará, porque cometeram o pecado de fazer oposição ao (ministro da Educação) Camilo. Isso está errado. Não podemos aceitar que isso aconteça no Ceará, porque daqui a pouco vão invadir a sua casa, vão bater em você e não tem mais a quem recorrer”, disse Ciro Gomes em recente entrevista.

As falas do pedetista foram comemoradas por alguns bolsonaristas. O presidente regional da sigla, Carmelo Neto, que é um dos implicados com a decisão do TRE, compartilhou as declarações de Ciro. Já o presidente do PL Fortaleza e pré-candidato a prefeito André Fernandes também comentou.

“Nunca imaginei que chegaria esse dia: concordo com Ciro nessa fala”, disse André Fernandes. Liderança do partido em Minas Gerais, o deputado federal Nikolas Ferreira também se posicionou favorável às falas do pedetista. “É evidente nossas divergências, mas cabe ressaltar a importância dessa sua fala”, pontuou.

“Eu me incorporo à fala do Ciro, que tem uma coragem muito grande, quando fala que estamos vivendo uma ditadura que tenta nos calar. Não vi ninguém com tanta coragem de falar que estamos tirando mulheres eleitas para colocar homens no lugar”, afirmoi a líder do PL, a deputada Dra. Silvana. “Eu passei a mensagem para o Ciro Gomes agradecendo a ele e falo em nome da liderança do PL. Muito obrigada, Ciro Gomes”.

Cassação

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará cassou a chapa do Partido Liberal por irregularidades na cota de gênero durante as eleições de 2022. Com o trânsito em julgado em todas as instâncias, perdem os mandatos os deputados Carmelo Neto, Alcides Fernandes, Dra. Silvana e Marta Gonçalves. O partido recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).