O tema foi levado à tribuna da Assembleia Legislativa pelo deputado Cláudio Pinho. Foto: ALCE

O deputado Cláudio Pinho (PDT) lamentou os dados recentes que mostram a renda per capita do Ceará entre as menores do Brasil e do Nordeste. Ele também fez uma comparação com a situação de Fortaleza, que é a Capital nordestina com o melhor Produto Interno Bruto (PIB) da região. As falas do parlamentar geraram um embate com membros da base governista.

Segundo informou, o Ceará está na quinta colocação de menor renda no Nordeste e isso, segundo ele, teria sido ocasionado por falta de políticas públicas que possibilitem geração de empregos e renda para melhoria da vida da população.

“Cada deputado sabe o que estou falando e sente na pele o desespero e a desilusão da população por não terem oportunidades de empregos. São essas coisas que colocam o Estado nessa situação de ser o quinto do Nordeste e o 25º do Brasil”, disse.

Ele defendeu a abertura de diálogo entre o Governo do Estado e o setor produtivo para ajudar a melhorar a economia do Ceará. “Nós não estamos aqui para fazer críticas, mas para apresentar soluções, para construir um Ceará para as pessoas viverem bem. Nós queremos contribuir com o debate e a Alece é o local que o debate aconteça”, enfatizou.

Para o também opositor a situação econômica do Ceará em 2025 deve piorar, visto o aumento de impostos, a diminuição de renda e o receio dos investimentos dos empresários cearenses. Segundo ele, essa situação vai contribuir para que o estado “fique mais pobre”.

Ceará

Antônio Henrique (PDT) também demonstrou preocupação com a situação econômica do Estado. Ele destacou que pessoas estão procurando os políticos para pedir emprego. “É isso que estamos vendo, o Ceará cada vez mais afundando e o povo padecendo com a situação”.

O deputado De Assis Diniz (PT) rebateu as críticas da oposição e disse que a bancada faz “um esforço danado para dizer que o Ceará é o pior”. Na avaliação do petista, mais de 53 mil postos de trabalho formal, com carteira assinada, foram abertos no ano passado e que o governador Elmano de Freita implanta o melhor salário inicial do Nordeste. “Não adianta querer esbravejar. É fato”, pontuou.