Julierme Sena apontou uma série de falhas da gestão Sarto. Foto: CMFor.

A oposição ao prefeito Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza se reuniu, na manhã desta quarta-feira (28) para apontar falhas da gestão. Durante pronunciamentos, os parlamentares citaram a implantação da taxa do lixo como “marca” do Governo atual e criticaram a ausência do chefe do Poder Executivo na periferia, principalmente, durante os dias chuvosos.

“A marca da gestão do prefeito Sarto foi a taxa do lixo no lombo do cidadão fortalezense. O prefeito Sarto disse que bastava o cidadão abrir uma janela que viria uma obra. A gente só vê buraqueira e alagamento. E em plena a quadra chuvosa, basta ter uma neblina na terra da luz que a primeira coisa que deixa de funcionar são os semáforos”, apontou Julierme Sena (UB).

Estrela Barros (Rede) reclamou da falta de asfaltamento em ruas da periferia da cidade, bem como da situação dos postos de saúde da cidade. “As pessoas estão morrendo nas filas. Ele falou da retomada dos trabalhos e a taxa do lixo foi algo inédito”, disse.

Julierme Sena lembrou, ainda, que o prefeito Sarto, assim como o vice-prefeito Élcio Batista viajaram durante os dias mais chuvosos na cidade, sendo o chefe do Executivo para os Estados Unidos e seu substituto para Portugal. No lugar dos dois assumiu o comando da Prefeitura o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT).

“Ele conseguiu fazer seis aquários. A cidade pegando fogo, num momento delicado, com uma série de transtornos, desabamentos e os dois gestores da cidade se ausentaram. Eu lembro que o prefeito Sartinho de Açúcar anunciou um pacotão na área da Saúde, da ordem de R$ 400 milhões. Até agora, o povo não sentiu esse impacto desse bendito pacotão. O cidadão se depara com postos sem medicamentos, sem médicos, os CAps da vida um caos e cadê esse pacotão? Foi um anúncio eleitoreiro? O povo não cai mais nessa esparrela, Sartinho de Açúcar”, ironizou.

“Eu faço desafio aos vereadores da base. Solicite um exame de ressonância magnética. Não tem esse bendito exame. Sarto, vá visitar as unidades de saúde, converse com a população. Fortaleza está longe de ser uma cidade igualitária e justa para todos” – (Julierme Sena)

Professora Adriana Almeida (PT) afirmou que Fortaleza passa por um momento difícil e no período chuvoso percebe-se o quanto a cidade está desassistida.  “A cidade está sofrendo esses três anos do Governo desse prefeito, que vem tentando maquiar a cidade. E a gente vê que não tem como maquiar. Um prefeito que diz que prioriza a periferia e a gente está denunciando que isso não existe”, pontuou.

Vice-líder do Governo, o vereador PPCell (PSD) afirmou que, diferente do que disse a petista, dos 22 bairros em que ela foi mais votada existem 192 obras da Prefeitura. Segundo ele, o prefeito não deixará apenas uma marca,mas várias. “Ele vai deixar marca da melhor educação no Nordeste, maior PIB do Nordeste. Vai deixar marca na vida dos estudantes, o passe livre estudantil. Temos a Capital com uma das maiores gerações de emprego do País. Fortaleza, sozinha, gera mais emprego que os outros 183 municípios do Ceará”.