Simão Pedro destacou os dados de pesquisa que aponta crescimento do efetivo de policiais no Ceará. Foto: ALCE

Deputados da base governista na Assembleia Legislativa destacaram, na manhã desta quarta-feira (28), os números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que apontam aumento no número do efetivo de profissionais da segurança no Ceará. Segundo a publicação, o efetivo da Polícia Civil teve o maior crescimento em uma década, enquanto que a Polícia Militar do Estado ficou no segundo lugar em crescimento em todo o Brasil.

Conforme apontou o deputado Simão Pedro (PSD), enquanto o efetivo de policiais militares no Brasil caiu 6,8% em dez anos, a corporação cearense teve aumento de 37,7% no mesmo período, saindo de cerca de 16,2 mil profissionais em 2014 para mais de 22,4 mil em dezembro de 2023. O resultado positivo do Ceará é maior do que a média nacional, que retraiu em 2% o efetivo de PMs em dez anos.

Com o crescimento da PM do Ceará, a corporação militar cearense se tornou o quinto maior efetivo do País, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Segundo Simão Pedro, o Estado tem hoje, em média, 2,5 PMs por mil habitantes, número superior à média nacional de dois PMs por mil habitantes.

O líder do Governo, Romeu Aldigueri (PDT), também destacou que o Ceará contava com 2.718 servidores da Polícia Civil e da Perícia Forense em 2014, primeiro ano da coleta de dados. Em 2023, esse quantitativo subiu para 4.522, representando um aumento de 66,4%, resultado superior à variação nacional, que mostra uma diminuição de 2% no efetivo das Polícias Civis e órgãos de perícia em todo o Brasil, de 2013 a 2023.

Para ele, os números traduzem um esforço contínuo, regular e responsável para dotar o estado do Ceará com instituições policiais independentes, capacitadas e eficazes: “O estudo acerta ao divulgar dados levantados em 10 anos, pois não se muda o perfil social de um Estado em quatro anos. Esse trabalho na segurança pública foi iniciado pelo ex-governador Cid Gomes e aperfeiçoado por seus sucessores, Camilo Santana e Izolda Cela, até chegar ao atual governador Elmano de Freitas”.

Resultados

Líder do União Brasil, o deputado Sargento Reginauro afirmou que, apesar de os números mostrarem o crescimento quantitativo de agentes de segurança, “o ruim é que o Ceará gastou tanto em segurança a ponto de ter um número positivo e não tem resultados”.  Em sua avaliação, o problema não é da quantidade de profissionais da segurança, mas “falta de competência de quem está gerenciando”.

“Por que Sâo Paulo, Goiás e Minas Gerais conseguem excelentes resultados? Pergunta à população se ela está satisfeita. O policial na rua continua enxugando gelo”,disparou.