Vereadores prestigiam projeto, que neste sábado esteve na Regional 9. Foto: CMFor

Praticamente todos os 43 vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza devem tentar reeleição no pleito deste ano. Com novos quadros surgindo na disputa eleitoral, sejam oriundos dos movimentos sociais, egressos da gestão municipal ou até mesmo surgindo das redes sociais, os parlamentares em exercício farão de tudo para renovar seus mandatos.

Um dos mecanismos utilizados por eles para estarem mais próximos do eleitorado, e que já está em funcionamento desde o ano passado é o projeto “Meu bairro, nossa Câmara“, que pode ser usado como trunfo para vereadores, já que é um momento de prestação de serviços para a população com a ideia de maior proximidade do Legislativo Mubi com a sociedade, em especial as pessoas mais carentes.

Nesse tipo de evento, diversos serviços prestados pela Câmara Municipal de Fortaleza, bem como alguns da Prefeitura, são deslocados para determinado bairro onde diversas pessoas da região se deslocam para receber atendimentos. Neste sábado (24), o projeto ocorreu no bairro Conjunto Palmeiras, na Regional 9, e contou com a presença de muitos vereadores, além do prefeito em exercício Gardel Rolim.

O evento aconteceu na Areninha Sítio São João, ofertando diversos serviços à população, como emissão de documentos, atendimento jurídico, ouvidoria, e outros. Estiveram presentes os vereadores Paulo Martins (PDT), Adail Júnior (PDT), Moura Taxista (PSB), Kátia Rodrigues (Cidadania), Ana Aracapé (PL), Ronivaldo (PSD), Iraguassú Filho (PDT), PPCell (PSD), Danilo Lopes (Avante), Professor Enilson (Cidadania),  Diógenes Madeira (Cidadania), José Freire (PSD) e Pedro Matos (PL). Na ocasião, eles puderam ouvir a população e entender as demandas do local.

O presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Paulo Martins (PDT), declarou que esse tipo de atividade “tem sido um sucesso. Mais de 13 mil atendimentos realizados. A gente convida todos os moradores aqui do Conjunto Palmeiras, da Regional 9, mais de 150 mil habitantes. Eu diria que aqui tem os principais serviços públicos disponíveis para a população, desde emissão de carteira de trabalho, título de eleitor. O importante é a gente reforçar que nós temos até o dia 8 de maio para regularizar a situação eleitoral da população para votar este ano”.

O projeto atrai, principalmente, vereadores da base governista do prefeito Sarto. A oposição também comparece, mas tem participação mais tímida. Na versão deste sábado, participaram os opositores Ronivaldo Maia (PSD) e Danilo Lopes (Avante).

“A população usa os serviços, então, essa ação do Meu Bairro, Nossa Câmara, de sair da sede do Poder Legislativo para ir para os bairros, ficar próximo da população, é fundamental porque leva serviços. Tem parceria com a Defensoria Pública, com o Ministério Público, parceria com a Justiça do Trabalho. Então, esses serviços, cada vez mais robustos estão cada vez mais pertos da população”‘, destacou o líder do Governo, Iraguassu Filho (PDT).

Para Danilo Lopes, o projeto “é a Câmara  que é a Casa do Povo, levando a Casa do Povo para a população. A Câmara como instituição tem que fazer isso mesmo, trazendo ações, trazendo o diálogo e fazendo com que realmente as pessoas entendam a real função de um vereador”. Ronivaldo, por sua vez,  afirmou que “esse é serviço que com certeza a população necessita. Mais uma vez os 43 vereadores estão de parabéns, os que aqui hoje estão e toda a Casa por ter abraçado esse projeto, Meu bairro, nossa Câmara, que é só sucesso”.