Felipe Mota foi um dos que defendeu a troca do secretário de Segurança Pública. Foto: ALCE

As duas chacinas recentes  e outros casos de violência deram o tom dos pronunciamentos de deputados de oposição na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (20). Além de lamentarem a situação pela qual passa o Estado, os parlamentares cobraram um posicionamento mais firme por parte da Secretaria de Segurança. Para a base governista, porém, ações do governador Elmano de Freitas têm fortalecido a área.

O deputado Felipe Mota, do União Brasil, cobrou um posicionamento do secretário Samuel Elânio, diante o aumento da violência no Ceará. Ele citou os casos recentes de chacinas em Caucaia e Aracoiaba, além do assassinato de policial e as condições de trabalho dos agentes de segurança.

“Recebemos a notícia dessas chacinas com muita tristeza e revolta. A região do Maciço de Baturité só fala nisso. A população de todo o Estado está com medo e o secretário não aparece. Não recebe os deputados e foge de coletiva de imprensa. Se ele não enfrenta a população e a imprensa, como enfrentará os bandidos?”, criticou.

Felipe Mota sugeriu que o governador Elmano de Freitas  troque o titular da secretaria, pois em sua avaliação, a sensação de insegurança só aumenta e não se há respostas ou planejamento de enfrentamento. “Como vamos conseguir resolver isso? É do futuro que estamos falando. O tráfico começa enfrentando a polícia, depois enfrenta o Jurídico e políticos. Se não coibirmos isso e se não trabalharmos nossa juventude, vamos perdê-la para o crime”.

Cláudio Pinho (PDT) também criticou o secretário de Segurança Pública, que segundo ele, não recebe os parlamentares para ouvir as demandas do Estado. Sargento Reginauro (UB) corroborou com o colega e disse estar preocupado com o fato de os deputados terem dificuldade em conseguir audiência com o secretário. “Não conseguir horário com ele e esta Casa não aceitar nosso requerimento para trazê-lo ao plenário e prestar esclarecimentos é triste. Faz parte das obrigações do secretário e isso acaba manchando a imagem do governador”.

Reginauro também lembrou que, quando o governador Elmano estava em campanha, garantiu que iria resolver o problema da segurança pública “pessoalmente”. “Foi a sua promessa de campanha, governador. Mas, quando nós observamos o rumo que o Ceará está tomando, no segundo ano de sua gestão, ficamos nos perguntando qual a cara do seu governo”.

Ele também disse lamentar não ter visto o governador em recente reunião da cúpula da segurança pública. “Não era o senhor que ia tomar a frente? Na semana passada, parlamentares da situação estavam aqui comemorando o Carnaval mais seguro da história do Ceará nos últimos 10 anos e tivemos o sábado mais violento desde 2020”. O parlamentar lembrou que no sábado ocorreram  22 homicídios em 24 horas.

Inteligência policial

Em contraponto, o petista Guilherme Sampaio destacou ações do Governo do Estado que fortalecem a área da Segurança. Segundo afirmou, o governador Elmano pretende quadruplicar a estrutura da inteligência policial do Ceará. “O Governo está investindo nas ações estratégicas da inteligência policial, fortalecimento e qualificação de políticas de segurança para combater o crime”.

Conforme informou, além do investimento de R$ 13 milhões, relativo ao sistema de inteligência para capacidade de processamento de informações, o Estado está investindo também em estrutura e nos profissionais que fazem a segurança pública. Para o deputado, as políticas sociais aliadas à valorização da segurança pública, devem trazer benefícios para o Estado.