A vice-governadora destacou a forte parceria entre Ceará e França. / Foto: Helene Santos- Casa Civil

A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, recebeu, na manhã da última sexta-feira (5), o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. Além de visita de cortesia, o diplomata francês tratou com a vice-governadora sobre parcerias entre França e Ceará, principalmente em áreas estratégicas como energias renováveis, expansão dos voos comerciais, ensino da língua francesa na rede estadual, além do estreitamento das relações nas atividades culturais e no apoio às políticas públicas voltadas para as mulheres.

Jade Romero destacou a forte e próspera parceria entre Ceará e França durante o encontro, além dos investimentos que o Estado vem realizando na área de energias renováveis: ”Essa integração entre o Estado do Ceará e o governo francês é de extrema importância para todos. A França também tem muitos projetos ligados à área de energias renováveis”.

Ainda durante o encontro, foram tratadas ações para o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres, por meio da Secretaria das Mulheres do Ceará, pasta que tem Jade Romero como titular.

Estiveram presentes ainda a vice-cônsul do Consulado Geral da França no Recife, Elsa Sobral Noura; a secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros; e a secretária-executiva para Assuntos Paradiplomáticos e Articulação com a sociedade, Veridiana Soárez.

Relações entre Ceará e França

No ano de 2022, o valor das exportações cearenses para a França chegou a US$ 37,66 milhões, principalmente em calçados, querosenes de aviação, castanhas de caju, adesivos e óleos lubrificantes.

Em março de 2023, o Governo do Ceará firmou parceria com a Embaixada da França para aprimorar o ensino da língua francesa nas escolas estaduais. Foi assinado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, um acordo de cooperação técnica a fim de aprimorar a oferta do ensino da língua francesa nos Centros Cearenses de Idiomas (CCIs) e nas escolas da rede pública estadual.

Além da assinatura, também foram discutidos investimentos para áreas como energias renováveis e incentivo à pesquisa farmacêutica, além de parcerias para o turismo, cultura e esporte, com foco nos potenciais do Ceará e também visando os Jogos Olímpicos 2024, que serão realizadas em Paris.

Fonte: Governo do Estado do Ceará