Pai de Fernandes, o deputado Alcides falou em “importunação” por parte da PF. Foto: ALCE

A Polícia Federal (PF) intimou o deputado federal André Fernandes  (PL) na tarde de terça-feira (30) por mudança na autodeclaração de raça. O parlamentar se autodeclarava como pardo e passou a se definir como branco. Pai de Fernandes, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL), ironizou a ação dos agentes de segurança.

A intimação refere-se ao Ofício n. 1/2023, oriundo da Promotoria Eleitoral da 93ª Zona Eleitoral de Fortaleza/CE, no qual requisita instauração de inquérito, haja vista a possível inserção de informações falsas em sistema eleitoral, configurando em hipótese inicial o crime previsto no art. 350 do Código Eleitoral.

Segundo consta no documento, na ocasião, tem-se que fora formalizada por parlamentares uma representação a respeito de inconsistências no que tange a auto declaração e a heteroidentificação racial de candidato nas eleições de 2022, assim como modificações da auto declaração de candidatos em relação às declarações apresentadas em eleições passadas.

“A partir de análise, a Procuradoria Regional Eleitoral no Estado do Ceará salientou que fosse investigada suposta implantação de dados falsos em sistemas da Justiça Eleitoral por parte de André Fernandes, visto que este candidato se autodeclarou em eleições anteriores como pardo, e nas eleições de 2022 passou a se declarar como branco”, diz a intimação.

Pai de André Fernandes, o deputado Alcides Fernandes disse achar estranha a intimação, atribuindo o caso a um tipo de perseguição, visto que em sua avaliação muitos políticos também fizeram isso ao longo das disputas eleitorais. Ele citou, por exemplo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Conforme informou, quando do primeiro mandato, André Fernandes morava no Interior e, devido andar na rua, pegava muito sol e se considerava pardo. Mas ao viver em Fortaleza, com menos exposição ao sol, teria mudado sua pigmentação e se autodeclarado como branco.

“Tem muita gente por aí, fazendo coisa errada… (A PF) deveria estar na cola de bandidos. Se for importunação, a gente releva, porque daqui a pouco está tranquilo. É muito irônico, até engraçado. O (ministro Flávio) Dino parece que era banco e mudou para pardo. Tem um bocado de gente mudando de sexo, mudando de nome… Agora, bateram na porta do deputado porque era pardo e agora é branco.  Vamos seguir em frente”, disse.