Mário Luiz Sarrubbo vai assumir a Secretária Nacional de Segurança Pública. Foto: Divulgação

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, aceitou o convite feito a ele pelo novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para ocupar a Secretaria Nacional de Segurança Pública. A informação foi publicada inicialmente pelo jornal Valor Econômico e confirmada pela revista eletrônica Consultor Jurídico.

Sarrubbo era procurador-geral de Justiça de São Paulo desde 2020, quando foi escolhido pelo então governador João Doria. Em 2022, ele foi reconduzido ao cargo após ser o mais votado em eleição interna do Ministério Público paulista. Na ocasião, obteve 1.385 votos, seguido de Marcos Ihara Hideki (301) e Fábio Kalaf (242).

Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com mestrado pela PUC-SP, Sarrubbo atua no MP-SP desde 1989. No órgão, foi subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais. Ele já atuou como professor na Escola Superior do MP-SP e na Escola Superior de Advocacia de São Paulo e atualmente leciona Direito Penal na Faap.

Sarrubbo também foi diretor da Associação Paulista do Ministério Público do Estado de São Paulo (APMP), dirigiu o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do MP-SP, presidiu o Colégio de Diretores de Escolas de Ministérios Públicos Brasileiros e integrou o Conselheiro Superior do Ministério Público.

“Sarrubbo é um excelente nome, tem experiência na área de segurança pública, serenidade para enfrentar temas delicados sem se deixar levar pelas ondas da opinião pública e coragem de tomar decisões relevantes”, elogiou o advogado criminalista Pierpaolo Bottini.

Fonte: ConJur