Solenidade foi realizada no Teatro José de Alencar na quarta-feira (24) / Foto: Helene Santos e Carlos Gibaja | Casa Civil

A rede pública estadual de educação do Ceará passa a contar com 635 novos professores, a partir deste mês. A posse dos convocados, integrantes do cadastro de reserva de concurso da Secretaria da Educação, ocorreu na manhã de quarta-feira (24), em solenidade realizada no Teatro José de Alencar, com as presenças do governador Elmano de Freitas; da secretária da Educação, Eliana Estrela; da senadora Augusta Brito; e do presidente Assembleia Legislativa (Alece), Evandro Leitão. Também prestigiaram o evento representantes da área da Educação no estado, deputados estaduais e vereadores, entre outras autoridades.

No total, 435 escolas, distribuídas em 165 municípios, serão beneficiadas pela convocação dos novos professores, cujo começo do exercício profissional está marcado para o início do ano letivo, na segunda-feira (29), com a participação na Jornada Pedagógica, promovida pelas escolas da rede pública estadual. Os empossados possuem grau superior ao nível de licenciatura plena e irão atuar nas 13 disciplinas do Ensino Médio, mais a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, exercerão atividades relacionadas à base diversificada do currículo, tais como: Projeto Professor Diretor de Turma, Núcleo Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTTPS), disciplinas eletivas (nas Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral – EEMTI) e em outros componentes curriculares.

Elmano de Freitas parabenizou os novos professores, lembrando que eles participaram de um concurso muito difícil, “exigente”, segundo ele, em que menos de 10% dos participantes foram aprovados. “Mas é isso mesmo que nós queremos: nós queremos vocês, os melhores dos melhores”, afirmou. Lembrando ser filho de uma professora aposentada, destacou que “a educação é o caminho para transformar os nossos jovens e para que tenhamos jovens, cada vez mais. Preparados e com elevado nível cultural e crítico, preparados para o mundo do trabalho e para a sua relação com a sociedade; para que seus valores sejam valores libertários e não reproduzam práticas existentes na sociedade, que trazemos da escravidão e que precisamos superar para termos uma sociedade que respeita o próximo, que respeita o outro”.

Nas palavras do governador, a educação é o “carro-chefe”, não apenas do Governo, mas para o desenvolvimento do País, porque somente por meio dela é que os jovens poderão superar preconceitos, a violência contra mulheres, o autoritarismo e o racismo, entre outras questões que permeiam a sociedade atual. “Eu tenho certeza que é na escola que temos o ambiente mais plural que podemos ter, com pensamentos diversos, e onde somos chamados a colaborar, para que a junção do nosso pensamento e do nosso esforço, dê aos nossos jovens a melhor oportunidade que eles possam ter, para crescer como pessoas, como profissionais e como filhos”, pontuou.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, parabenizou e deu “boas-vindas” aos novos professores. “Vocês são muito bem-vindos, sintam-se abraçados e abraçadas, acolhidos e acolhidas no nosso time, porque é isso que somos: um time, um time rico, valoroso e que avança cada vez mais”, afirmou. Ao destacar que “a Educação no Ceará está em festa”, ela revelou-se “muito feliz por fazer parte desse momento em que a Educação faz história no Ceará”. A secretária também aproveitou a oportunidade para informar que o Estado concluiu a convocação dos 3.793 aprovados no certame, realizado em 2018, pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), somando vagas de provimento imediato e do cadastro de reserva. Esse chamamento, o sexto desde janeiro de 2021, é o segundo realizado pelo Governador Elmano de Freitas. O primeiro foi em janeiro de 2023.

Helani Fontenelle Araújo, 38, professora de matemática lotada no distrito de Ibuguaçu, a 75Km da sede do município de Granja, está entre os convocados. Ela disse que está vivendo “um momento de muita felicidade, porque era um sonho ser efetivada como professora da rede estadual. A vida toda, eu trabalhei como temporária, sem estabilidade. Então, todo ano, era uma preocupação: será que eu vou ter o contrato renovado? Agora sou efetiva, tenho um emprego garantido. É um momento tão feliz que eu ainda fico pensando, é verdade ou eu estou sonhando?”, relatou.

“A gente chega no melhor momento, possível, para a educação em nosso Estado”, comentou Carlos George Costa Almeida, 36, morador de Messejana, em Fortaleza, lotado em duas unidades de tempo integral no município de Itaitinga (RMF). Depois de cinco anos de espera, ele disse sentir-se “feliz por estar ao lado de um governador comprometido, que está integralizando a educação, melhorando a qualidade do ensino, dotando o Estado dos melhores instrumentos pedagógicos e com professores concursados. Estamos avançando, sem dúvida”, assegurou. Segundo ele, “a vida vai mudar bastante” e destacou que a estabilidade proporcionada pelo concurso público, bem como a segurança financeira e trabalhista “são a realização de um sonho”.

Os empossados foram representados, na solenidade, pelos professores Luciana Firmino da Costa e Cícero Alexandre Alves Fernandes, que assinaram o termo de posse. Luciana fez a leitura do documento e participou do discurso coletivo, que também contou com as participações da secretária Eliana Estrela, de um aluno, de uma professora e de um gestor da rede escolar estadual.

Informações do Governo do Estado do Ceará

Confira o vídeo na Íntegra: