As pré-candidaturas foram feitas na Conferência Eleitoral do PT 2024 Marco Aurélio Garcia. Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou, nos dias 8 e 9 de dezembro, em Brasília, a Conferência Eleitoral PT 2024 Marco Aurélio Garcia, em parceria com a Fundação Perseu Abramo. O evento desempenha um papel crucial na elaboração da estratégia eleitoral para as próximas eleições municipais. Diversos parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados estão se colocando como pré-candidatos a prefeituras, tornando o encontro ainda mais significativo.

Dez parlamentares federais do PT destacam-se como candidatos respaldados pelo presidente Lula. São eles: Adriana Accorsi (GO), Alencar Santana (SP), Denise Pessôa (RS), Dimas Gadelha (RJ), Maria do Rosário (RS), Natália Bonavides (RN), Rogério Correia (MG), Waldenor Pereira (BA), Washington Quaquá (RJ) e Zé Neto (BA).

Porém o nome da deputada federal Luizianne Lins (CE) não aparece na listagem, fato este que pode gerar várias especulações aqui no Estado. Não quer dizer que ela não seja candidata, a menos que seja derrotada nas prévias dentro do diretório do PT Fortaleza.

Vale lembrar que na primeira eleição dela, Lula tinha acabado de chegar na presidência e não deu apoio a loira. Na época, o presidente apoiou a candidatura de Inácio Arruda, do PCdoB, que foi derrotado pela petista.

Para a deputada Maria do Rosário, segunda secretaria da Mesa Diretora da Câmara, o PT tem a tarefa de defender a democracia e um futuro mais justo para todos. “Estamos comprometidos em combater qualquer forma de autoritarismo e trabalhar incansavelmente para fortalecer as instituições democráticas do nosso País. As nossas candidaturas em todo o Brasil representam a voz daqueles que buscam um futuro mais justo, igualitário e democrático para o Brasil. Estamos prontos para enfrentar os desafios e lutar por um País onde todos tenham oportunidades e direitos respeitados”, disse a deputada.

“As prefeituras devem estar alinhadas com o governo federal no propósito de realizarem gestões que defendam o desenvolvimento sustentável com inclusão, igualdade e justiça social”, afirmou o deputado Waldenor Pereira.

PT nas eleições

Para Natália Bonavides, que disputará a prefeitura de Natal (RN), o PT tem fundamental importância nas eleições. “Em 2024 iremos disputar um projeto de transformação para as cidades brasileiras que esteja conectado com a ação do governo federal liderado pelo presidente Lula. Os últimos anos mostram o tamanho da nossa resiliência e a capacidade do PT de se manter de pé diante dos golpes que os inimigos tentam nos impor. Os desafios são muitos e sabemos que não será fácil construir grandes vitórias eleitorais e políticas, mas é a isso que estamos dedicando as nossas melhores energias”, afirmou.

Disputando a prefeitura de Belo Horizonte, o deputado Rogério Correia apontou que o PT terá a tarefa de trabalhar para que o governo do presidente Lula tenha maioria, ou ampla maioria, nestas eleições e saia vitorioso, até para isolar a oposição “bolsonarista de ultra-direita” no Brasil. “O PT tem, dentre outras, a tarefa central de ser o coordenador da vitória das forças que apoiam o governo do presidente Lula”, disse ele.

Para o deputado Zé Neto o partido tem o dever de fortalecer o núcleo de construção do projeto que comanda o Brasil e a Bahia. “Com isso, dar mais força para que as políticas públicas que nós defendemos possam, de fato, ter mais apoio político nas suas construções e execuções”.

“O PT é imprescindível para a retomada do protagonismo da classe trabalhadora. Com representantes do nosso partido compondo os parlamentos e executivos municipais, fortaleceremos a luta dos trabalhadores e trabalhadoras desde a base”, destacou a deputada Denise Pessôa que é candidata a prefeita de Caxias do Sul.

Governo Lula

A expectativa, na visão do partido, é que, sob a liderança de Lula, haja um redirecionamento efetivo para questões essenciais como educação, saúde, habitação e combate à desigualdade social. As eleições municipais tornam-se, assim, uma plataforma para a implementação de uma agenda alinhada ao governo federal.

A deputada Natália Bonavides destacou que as prefeituras aplicam diretamente a maior parte das políticas públicas do governo federal. Bolsa família, educação infantil, saúde básica, tudo isso são serviços fundamentais que a população acessa através dos equipamentos públicos municipais. “A consolidação dessas políticas passa pela disputa de projeto de sociedade que está em curso, onde de um lado a maior parte da direita trata o povo de forma clientelista e subalterna, e de outro a esquerda precisa disputar corações e mentes para uma cultura política de direitos e de projetos de transformação da atual ordem social”, avaliou.

“As políticas públicas do governo federal, que são todas debatidas e aperfeiçoadas pelo Congresso Nacional, ganham um impacto ainda maior quando os entes federativos – governos estaduais e, especialmente, prefeituras – atuam junto para viabilizar e capilarizar os programas e ações federais”, afirmou o deputado Alencar Santana que vai disputar a prefeitura de Guarulhos.

Para a deputada delegada Adriana Accorsi, as eleições municipais fortalecem o partido e efetivam, nos municípios, as políticas públicas apresentadas por Lula. “A maioria das políticas públicas que o presidente Lula está realizando acontecem nos municípios: saúde básica, educação infantil, cuidados da primeira infância, saúde mental, questão de mobilidade, infraestrutura, e muitas outras. Então, termos prefeitos e prefeitas parceiros, que vão atuar em conjunto com o presidente Lula, trará um grande benefício para a população, e a verdadeira efetivação dessas políticas”. Adriana Accorsi discuta a prefeitura de Goiânia.

Com informações do Partido dos Trabalhadores

Confira o comentário do Edison Silva: