Pai do deputado federal André Fernandes, Alcides é pastor evangélico. Foto: ALCE

O deputado Alcides Fernandes (PL) tem feito parte de um grupo de parlamentares bolsonaristas que acredita no retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro já no pleito de 2026. De acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-mandatário está inelegível até as eleições de 2030, e não poderá participar das disputas gerais para a Presidência da República daqui a três anos.

Em junho deste ano, o TSE condenou o ex-presidente por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Com a decisão, a Corte declarou Bolsonaro inelegível por oito anos, até 2030. No entanto, Alcides Fernandes, e outros deputados, têm insistido de que Bolsonaro será candidato em 2026.

Ele acredita que o mesmo que aconteceu para o atual presidente Lula deve ocorrer no caso de Jair Bolsonaro. Questionado sobre a insistência neste tema, principalmente, em suas redes sociais, ele disse que esta “é a mesma insistência do pessoal do PT, que dizia que o Lula seria candidato, mesmo ele estando preso, cumprido mais de 500 dias de cadeia por corrupção”.

“E um juiz tirou ele da prisão e  hoje ele é presidente. Quero acreditar que dentre esses ministros do Supremo Tribunal Federal tem um justo, que vai dar o direito do presidente de se candidatar e voltar a ser o nosso presidente”, disse Alcides Fernandes quando questionado.

O parlamentar tem reiterado essa narrativa nas redes sociais, e outros bolsonaristas também aderiram à tese de que Jair Bolsonaro poderá estar elegível para a próxima disputa presidencial, em 2026. “A gente acredita assim, essa é a fé que temos. Diante dos patriotas, Bolsonaro é o nosso líder”, afirmou Alcides.