Deputada Dra. Silvana, que fez visitas a hospitais do Estado, levou o tema à tribuna da Casa. Foto: ALCE

No retorno do feriado de meio de semana, a oposição esteve coesa nas cobranças feitas à gestão Elmano de Freitas. A deputada Dra. Silvana (PL), em sua participação na sessão plenária desta quinta-feira (16), exigiu mais eficiência e gestão do Governo do Estado no que diz respeito à internação de pacientes e unidades de saúde no Ceará. Os parlamentares realizaram visitas a equipamentos públicos e devem manter as incursões no próximo ano.

Segundo Silvana, um requerimento foi apresentado neste mês sugerindo ao Governo do Estado que realize auditorias em hospitais do Estado para definir a necessidade de permanência de pacientes nos equipamentos de saúde. Conforme informou, há casos de pacientes internados há mais de quatro meses sem qualquer justificativa.

“Eu já fui presencialmente nos hospitais, mas sabe o que está escrito nas prescrições? É dieta geral e sinais vitais”, disse. “Esta Casa tem tudo a ver com isso. Quando nós fiscalizamos e auditamos esses leitos, dá uma satisfação do dinheiro público e tira pacientes dos corredores do HGF e das UPAs”.

Ela reforçou a cobrança por eficiência do Estado na avaliação da necessidade de internação dos pacientes. “Acho muito grave. Gente internada há quatro meses por falta de material cirúrgico e dieta geral. Não existe eficiência, precisamos de auditoría específica”, defendeu.

Governo do Estado

Sargento Reginauro (UB) destacou que as cobranças são feitas por conta das visitas que foram feitas e atestado o problema. Ele afirmou que as fiscalizações não devem ser vistas pelo Governo do Estado como afronta pessoal, mas como um dever de cada deputado.

Antônio Henrique (PDT) chegou a questionar a veracidade de números apresentados pelo Governo do Estado sobre a situação da saúde no Ceará. “Que números são esses que o Estado mostra ao povo que as coisas estão funcionando, quando, de fato, não funcionam como estão falando?”, questionou.

Confira o vídeo na íntegra: