Conselheiro Edilberto Pontes deu início a reunião / Foto: TCE e Instituto Rui Barbosa

“O Instituto Rui Barbosa é considerado a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas. Eu acredito que, completando 50 anos de atuação e com todas as entregas e contribuições para a sociedade brasileira, nas mais diversas áreas da administração pública, o IRB pode ser considerado como a casa do ‘fazer’ conhecimento, por estarmos em constante movimento, e incessante trabalho.”

A declaração foi proferida pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes (vice-presidente do TCE Ceará), ao dar início a reunião geral dos Membros da Diretoria e Presidentes dos Comitês Técnicos do IRB, na manhã da quarta-feira (29/11). O momento integrou a programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), no Centro de Eventos do Ceará.

Edilberto Pontes iniciou a pauta da reunião fazendo um balanço da gestão 2023 do IRB, destacando a diversidade de ações educacionais realizadas pelo Instituto e seus Comitês Técnicos no decorrer do ano, nas mais diversas áreas do conhecimento, com foco no aprimoramento dos Membros e servidores do Sistema Tribunais de Contas do Brasil.

Temáticas como o saneamento básico, educação, inteligência artificial, primeira infância e parcerias público-privadas (PPP) foram amplamente debatidas nas atividades desenvolvidas pelo IRB, com a entrega de obras, relatórios e recomendações técnicas que favorecem o debate público e fomenta a eficácia dos serviços prestados à sociedade.

“Neste ano, tivemos diversas reuniões com representantes do Governo Federal, a exemplo do Ministro da Educação e do Vice-Presidente da República, onde nesses encontros tivemos a oportunidade de entregar as obras produzidas pelo IRB e seus Comitês Técnicos, demostrando que nossa entidade está disposta a contribuir com os debates sobre os desafios sociais contemporâneos”, destacou o Presidente do IRB.

Outro ponto compartilhado durante a reunião abordou as parcerias institucionais estabelecidas pelo IRB por meio de Acordos de Cooperação Técnicos, Científicos e Culturais, firmados com órgãos da Administração Pública, entidades representativas de classes e instituições de fomento à educação, em âmbito nacional e internacional.

Na perspectiva de fortalecer a democracia e favorecer a defesa da liberdade de expressão, com base em fontes seguras e confiáveis, o Instituto Rui Barbosa promoveu o I Prêmio IRB de Jornalismo, como tema “A atuação dos Tribunais de Contas para a melhoria das políticas públicas do país”, cuja premiação será entregue aos vencedores das três categorias (Telejornalismo, Webjornalismo e Radiojornalismo), no dia 1º de dezembro, durante o III CITC.

“A força do Instituto Rui Barbosa, sua vitalidade, está na entrega de cada um dos Conselheiros, Auditores, Técnicos e colaboradores dos Tribunais de Contas brasileiros que cooperam, de forma voluntária, para o sucesso de todas essas ações aqui apresentadas”, finalizou.

Após concluir sua fala, o conselheiro Edilberto Pontes abriu o espaço para debates com foco no compartilhamento das ações futuras que serão executadas pelos Comitês Técnicos durante o ano de 2024.

Com informações do TCE e Instituto Rui Barbosa