Anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante a Semana Europeia do Hidrogênio / Foto: Governo do Piauí

Na manhã desta segunda-feira (20), a líder da União Europeia, Ursula von der Leyen, confirmou o apoio da entidade para a construção da usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do Piauí. O anúncio foi feito, por vídeo, durante participação de Ursula na Semana Europeia do Hidrogênio, no qual o governador Rafael Fonteles foi um dos palestrantes. Realizado em Bruxelas, o evento é considerado o mais importante do mundo relacionado a hidrogênio verde.

Rafael Fonteles divulgou o vídeo de Ursula em suas redes sociais. “Isso confirma toda a confiança da Europa no nosso projeto. Tudo isso é resultado de um novo momento que o Piauí vivencia que, sem dúvida, será de mais prosperidade, de mais desenvolvimento, repercutindo positivamente na geração de novas oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, disse.

Ursula von der Leyen afirmou que o projeto piauiense é um dos maiores do mundo em H2V e destacou a capacidade de geração de energia da usina. “Faz parte de um investimento global de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil. Este novo parque de energia verde terá uma instalação de produção de 10 gigawatts de hidrogênio limpo e amônia”, disse a executiva.

A presidente da UE também frisou a geração de empregos com a instalação da usina. “O hidrogênio limpo e amônia [produzidos no Piauí] serão então enviados para a ilha de Krk, na Croácia. A partir daí, o hidrogênio viajará para servir compradores industriais no sudeste da Europa e, paralelamente, este projeto criará empregos locais e cadeias de valor no Brasil”, comentou.

A usina no Piauí será instalada pela empresa europeia Green Energy Park (GEP), na Zona de Exportação de Parnaíba (ZPE). A previsão é de iniciar as obras no final de 2024, com o início das operações após dois anos.  A usina, batizada de Green Energy Park Piauí, aproveitará a estrutura do Porto de Luís Correia para exportar o hidrogênio, na forma de amônia, e abastecer indústrias da Europa pelo Porto de Krk, na Croácia, país onde a Green Energy Park está sediada.

Em sua palestra, Rafael Fonteles destacou o Piauí como um dos lugares mais viáveis do Brasil para a produção de hidrogênio verde. Em seguida, o governador visitou o estande do Governo do Piauí no evento e comemorou a presença de interessados. “A gente está vendo aqui, pela própria movimentação do estande, o grande interesse no estado do Piauí nesta área do hidrogênio verde e da amônia verde”, pontuou em suas redes sociais.

O embaixador brasileiro junto à comunidade econômica européia, Pedro Miguel da Costa e Silva, e os diplomatas Igor Vidal e Elias Luna prestigiaram a palestra de Rafael Fonteles e compareceram ao estande do Piauí.

Finalizando a agenda de segunda-feira (20), o governador abrirá a 3ª Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, onde destacará a importância do Piauí no cenário internacional e assinará acordos de parcerias estratégicas.

Rafael Fonteles iniciou sua viagem à Europa no último sábado (18). Ele esteve na Croácia, no domingo (19), e encerrará a missão em Portugal na próxima quarta (23). O principal objetivo da viagem é atrair investimentos ao Piauí na área de energias renováveis e hidrogênio verde.

Informações do Governo do Piauí