Mesquita foi à tribuna duas vezes para se retratar de falas feitas contra deputados da Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: CMFor

A semana foi intensa para o, nas palavras dele, ainda líder do Governo Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Carlos Mesquita (PDT) . Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23), o pedetista se viu obrigado a pedir disculpas, por duas vezes, na tribuna do Plenário Fausto Arruda aos deputados que chamou de “babacas”. O parlamentar se emocionou ao término do discurso e agradeceu a seus pares “Se eu amanhecer amanhã não sendo mais líder”.

Como o Blog do Edison Silva mostrou, a saída de Renan Colares (PDT) e o retorno de Didi Mangueira (PDT) faz parte da articulação do Governo Sarto para realizar uma mudança na liderança da base aliada na Casa Legislativa. Com a saída de Mesquita, que gerou um certo arranhão na imagem do prefeito, os nomes mais cotados para assumir a função são de Iraguassu Filho (PDT), Professor Enilson (Cidadania) e Didi.

Enquanto deputados da Assembleia Legislativa se articulavam para aprovar uma moção de repúdio contra as falas de Mesquita, o vereador se antecipou para fazer um pedido de desculpas aos parlamentares. No entanto, a forma como o fez não agradou aqueles que se sentiram ofendidos, o que fez com que o pedetista retornasse à tribuna e repetisse o pedido. Foi neste momento que ele se emocionou.

“Se for pra pedir desculpa, deputado Guilherme, desculpa, perdão. Mas das vezes que elogiei aqui, uma das melhores equipes de apoio a vereador, você esqueceu. Vereadora Larissa, você esqueceu os elogios que fiz aqui. Não valeu? Aquilo ali não merece aplausos não? Agora porque eu repeti uma fala, que não foi uma fala minha, foi do senador (Cid Gomes) lá. Se eu amanhecer amanhã não sendo mais líder, muito obrigado”, disse.

No retorno à tribuna, ele afirmou que exagerou em suas falas e pediu desculpas “à minha querida Larissa Gaspar, uma mulher de muito valor, que pode vir a ser prefeita de Fortaleza”. Ele também se desculpou com Guilherme Sampaio (PT), que chamou de “grande parlamentar”.

“E aos outros que saíram daqui. O Reginauro, o Carmelo Neto. E o Queiroz Filho, o Salmito, que foi presidente daqui. O Claudio Pinho, um secretário fantástico. Nosso querido (Antônio) Henrique, ex-presidente desta Casa e tantos outros. Muitos amigos”, apontou.

Ele também se desculpou com a liderança do Governo Elmano de Freitas e disse não ter nada contra os deputados da Assembleia.  “Só elogio vocês pelo trabalho que fazem por Fortaleza e pelo Estado do Ceará. Inclusive, com a inclusão de Fortaleza no projeto VaiVem, proposto pelo meu querido Evandro Leitão. Sucesso a todos vocês. Aos vereadores que saíram daqui, aos integrantes do Partido dos Trabalhadores, me desculpem se ofendi alguém. À pessoa desse grande líder, José Guimarães e ao governador Elmano, que tenho respeito. O meu governador”.

Desculpa

Ainda de acordo com o parlamentar, há de se entender que o político tem que ter lado, e o lado dele, no momento, é de apoio ao prefeito Sarto. “Sou vereador há 32 anos, partindo para o nono mandato. Já fui tudo aqui. Não quis ofender ninguém. O excesso de zelo que eu tinha, ou tenho, me fez dizer uma ou outra coisa. Quem nunca errou na política? Quem nunca errou e depois pede desculpa?”, questionou.

Ele também mandou um recado ao prefeito Sarto, o chamando de amigo “acima de qualquer coisa”. “Se tiver que sair, vou sair com a consciência tranquila de ter dado o meu melhor. Meu respeito aos deputados e também aos federais. Foi excesso de zelo. Eu ainda sou o líder até hoje, ainda não chegou o comunicado. Até onde eu for líder, vou ser 100% Sarto. Poderia ficar na minha, agora, com essa coisa. Mas o meu jeito de ser não dá para eu pular da barca”.

Confira o vídeo na íntegra: