Governador Elmano assinou Projeto de Lei em solenidade marcada pela abertura da temporada de exibição do barco movido a energia renovável em Fortaleza / Foto: Carlos Gibaja

O Governo do Ceará reafirma seu compromisso com a transição energética mundial ao propor a data 17 de novembro como o Dia Estadual do Hidrogênio Verde. Um Projeto de Lei com essa finalidade foi assinado pelo governador Elmano de Freitas, na manhã da última sexta-feira (17), durante o evento Transition Day, em Fortaleza. Agora, o Executivo vai enviar a Mensagem à Assembleia Legislativa para deliberação dos deputados estaduais. A solenidade contou com as presenças do presidente do grupo francês Qair Internacional, Louis Blanchard; do presidente da Qair Brasil, Armando Abreu; outros executivos e autoridades.

Segundo o governador, estabelecer a data em lei simboliza o esforço entre Estado e parceiros para consolidar o Ceará como referência global na produção de energia limpa (solar, eólica e hidrogênio verde). Além disso, também contribui para conscientizar a sociedade sobre alternativas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

“Nós queremos provocar no Ceará o debate e reflexão sobre o tema. Nós podemos, desde a nossa casa, produzir energia. Tudo isso depois pode ser condensado na produção de hidrogênio verde para termos uma nova economia no Ceará. Isso implica na regulamentação, financiamento, pesquisa, ou seja, unificar academia, investidores privados, setor público para que a gente possa avançar”, defendeu Elmano, afirmando que o Ceará atua junto ao Governo Federal em um Grupo de Trabalho para regulamentar a produção de hidrogênio verde no Brasil.

Louis Blanchard destacou o potencial natural e competitivo do Ceará para o movimento de descarbonização do planeta. “Acreditamos que o hidrogênio verde transformará finalmente a transição energética em uma revolução economicamente viável. O Ceará tem a capacidade, com apoio de suas autoridades, de produzir hidrogênio verde em massa tanto para o mercado local, como também para o resto do mundo. O hidrogênio é o novo petróleo, e o Ceará poderá se tornar um dos protagonistas desse novo mundo da energia”, disse o presidente.

A Qair é uma das 34 empresas que firmaram com o Ceará memorando de entendimento na finalidade de produzir H₂V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza. Além dos acordos, o Estado também possui quatro pré-contratos assinados.

Um futuro mais sustentável

Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual, acompanhado da diretoria da Qair e de parceiros do grupo francês, participou do acionamento de um gerador que, em vez de energia fóssil, utiliza o hidrogênio verde para produzir calor, água e eletricidade. Os geradores são resultados da parceria entre Qair e CSI.

Também foi realizada visita ao barco Energy Observer, o primeiro barco autônomo do mundo movido a energia renovável. A iniciativa tem a parceria da Qair e Air Liquide. A jornada começou em Paris, em 2017, visitando mais de dez países, e chega pela primeira vez ao Brasil, com escala em Fortaleza.

“Eu encontrei nesse barco economia do mar, energia renovável, e inteligência artificial. Essa conjugação de esforços, investimentos e inteligência permitiu construirmos a nova economia mundial. Portanto, podemos unir nossas energias para mudar o mundo”, ressaltou o governador.

O evento contou, ainda, com o Qair Bus, um ônibus que utiliza energia solar e leva experiências e conhecimentos sobre cultura oceânica para comunidades no entorno dos parques eólicos da Qair no Ceará e Rio Grande do Norte. A Toyota Exhibition, por sua vez, apresentou diversos modelos de carros híbridos-flex.

Fonte: Governo do Estado do Ceará