Cláudio Pinho apresentou algumas emendas ao projeto original encaminhado pelo governador Elmano de Freitas. Foto: ALCE

O programa VaiVem Livre, promessa de campanha do governador Elmano de Freitas, cujo projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará desde esta semana, e pretende beneficiar usuários do transporte metropolitano na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) tem dado o que falar nos últimos dias. Devido a ausência de fortalezenses entre os beneficiários, diversos deputados apresentaram emendas modificando o texto original.

Além de defenderem o benefício para moradores da Capital, eles também querem ampliar o programa para outras regiões do Estado, como a Região Metropolitana do Cariri e de Sobral. O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT), afirmou ter conversado com o governador do Estado e acertado uma emenda que visa incluir os fortalezenses no projeto original.

A emenda do pedetista é a de número 13, visto que outras com teor semelhante foram apresentadas e são defendidas por seus autores. Cláudio Pinho (PDT), Filipe Mota (UB) e Antônio Henrique (PDT) estão entre os parlamentares que também apresentaram modificações semelhantes à de Leitão. Por ser presidente do Poder Legislativo e ter dialogado diretamente com o governador, é provável que os demais se somem à proposta dele.

Durante a semana, esse foi um dos principais temas levados à tribuna do Plenário 13 de Maio. Na avaliação de Cláudio Pinho, o projeto de Lei tem um grande alcance social, mas é preciso aprimorar a matéria e avaliar o motivo de os fortalezenses não estarem sendo beneficiados pela gratuidade. “Não podemos nos omitir e trabalhar para aprovar a inclusão do benefício. O fortalezense não pode ficar de fora. Fortaleza é o município que mais arrecada impostos e contribui com geração de emprego e renda. Não pode se deixar levar por brigas políticas”.

O deputado Queiroz Filho (PDT) chegou a falar em “perseguição” do Governo do Estado com a população de Fortaleza. Ele falou em corte do subsídio que era dado para a passagem de ônibus, repasses para o Instituto Dr. José Frota (IJF), repasse para o programa Nossas Guerreiras, a não entrega de ambulância à cidade e outras questões.

Dra. Silvana (PL) tambem se posicionou sobre o tema e lamentou a exclusão de Fortaleza com a gratuidade do programa VaiVem Livre. Ela pediu para subscrever a emenda ao projeto sugerindo a inclusão do Município nos beneficiários. Sargento Reginauro (UB) também questionou a exclusão da Capital desse projeto e de outros programas de benefício aos cearenses.