A assinatura da carta ocorre durante missão do SGB à França para compor a delegação brasileira que participa da Exposição Nuclear Mundial, em Paris. Foto: Reprodução/SGB

Na última segunda-feira (27), durante evento na embaixada brasileira em Paris, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, e o diretor-geral de Assuntos Internacionais do Serviço Geológico Francês/Bureau de Recherches Géologiques et Minières (BRGM), Jean-Claude Guillaneau, assinaram carta de intenções. O documento expressa os planos das instituições em desenvolver cooperações técnicas.

“Esse é um momento importante na jornada colaborativa entre os países. Estamos empenhados em promover cooperação técnica entre o SGB e o BRGM, visando a troca de conhecimentos e o desenvolvimento conjunto de iniciativas que não apenas beneficiem as instituições, mas que ajudem a superar desafios globais e gerem impactos positivos na promoção do desenvolvimento sustentável”, destacou Inácio Melo. O Brasil já tem parcerias estabelecidas ou concluídas com mais de 20 países de todos os continentes, como Estados Unidos da América, Canadá, Inglaterra e Japão.

A assinatura da carta ocorre durante missão do SGB à França para compor a delegação brasileira que participa da World Nuclear Exhibition/Exposição Nuclear Mundial (WNE), em Paris. O convite foi feito pelo deputado Júlio Lopes (PP-RJ), presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares. Além do diretor-presidente do SGB, participam das atividades o assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte, e o pesquisador em geociências Hugo Polo.

Energia nuclear em debate

O WNE é um dos principais eventos do mundo no setor e reunirá líderes da indústria, instituições, pesquisadores e profissionais da área de vários países para debater o futuro da energia nuclear civil – uso da energia nuclear para fins pacíficos, como geração de eletricidade, aplicação na medicina, pesquisa científica e industrial.

“Nossa participação é essencial para conhecer o que tem sido desenvolvido nos outros países e promover nossas pesquisas, especialmente desenvolvidas no âmbito do Programa Urânio Brasil”, enfatizou o diretor-presidente. Esse projeto tem o objetivo de fornecer informações que subsidiem a tomada de decisão na esfera pública e privada para a pesquisa e exploração de depósitos de urânio no Brasil.

Durante a missão, o SGB também participará de outras agendas organizadas pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN). Entre elas, visitas técnicas às instalações nucleares de empresas francesas. Na quinta-feira (30), será realizada visita à sede do Serviço Geológico Francês (BRGM).

Fonte: SGB