A proposta foi de autoria do deputado estadual Leonardo Pinheiro (Progressistas). Foto: Reprodução/ ALECE

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebra, em sessão solene na próxima segunda-feira (6), a campanha Novembro Azul. A solenidade vai ser realizada no Plenário 13 de Maio às14h.

De acordo com o deputado estadual Leonardo Pinheiro (Progressistas), autor do requerimento, a campanha iniciou em 2011 “com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros – depois do câncer de pele”. Também assina o requerimento a deputada estadual Marta Gonçalves (PL).

Leonardo Pinheiro ressalta ainda a necessidade de adoção de hábitos saudáveis e realização de acompanhamento médico periódico com o objetivo de prevenir a doença: ”Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura”.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, no Brasil, 71.730 novos casos de câncer de próstata sejam registrados por ano no triênio 2023-2025. Atualmente, essa é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.

Fonte: Alece