O III Congresso Internacional de Contas (CITC) iniciou nesta terça-feira (28/11), com destaque em inovação, tecnologia, gestão, educação, governança, engajamento, dentre outros / Foto: Tribunal de Contas do Estado do Ceará

Inovação, tecnologia, gestão, educação, governança, engajamento, dentre outros temas relevantes para os tribunais de contas brasileiros, estiveram em destaque nos Encontros com o Futuro, iniciativa que marca o início das atividades do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), nesta terça-feira (28/11). O evento, sediado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, representa a realização de três eventos simultâneos: XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas); XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil; e o VIII Jurisprudência e Processos nos Tribunais de Contas (JurisTCs).

A mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes (vice-presidente do TCE-CE); o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Valdomiro Távora; o diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo, conselheiro Ernesto Saboia (TCE-CE) o presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), conselheiro Joaquim de Castro (TCE-GO); o presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), João Augusto Bandeira de Mello (TCE-SE); a conselheira do TCE Piauí, Lilian de Almeida; deputado estadual do Ceará, Guilherme Sampaio (representante da Assembleia Legislativa); presidente do TCE Pará, conselheira Rosa Egídia; o presidente da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) e vice-presidente do TCE-RS, Marco Peixoto.

“Aqui, vamos compartilhar as boas práticas dos que fazem as Cortes de Contas brasileiras”, assegurou o presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, desejando as boas-vindas às terras cearenses. “Temos uma busca incansável por avanços constantes na qualidade do controle externo e essa tarefa só será alcançada se investirmos cada vez mais em conhecimento, especialmente em ações conjuntas como essa. O TCE participa com muito zelo da organização desse evento e não medimos esforços para torná-lo possível”, afirmou.

“Dia histórico para o controle externo brasileiro” reforçou o presidente Cezar Miola no início da conferência. “A presença de todos e termos o auditório lotado nos comprova o quanto as entidades cuidam da institucionalidade. O aprimoramento da atuação do controle externo é nosso principal objetivo. Essa oportunidade é a demonstração de que estamos todos atentos à realidade do Século XXI. Não ficamos pra trás e procuramos acompanhar as mudanças rápidas que estão acontecendo na atualidade”, ressaltou o  conselheiro do TCE Gaúcho.

Em sua fala, o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, ressaltou que “as instituições precisam estar atentas ao espírito do tempo. A inteligência artificial veio para aprimorar as ações e, com ela, as pessoas continuam no centro de tudo. Foi um tema muito bem escolhido para receber os participantes desse evento tão relevante para a administração pública. Hoje, daremos início a uma jornada com grandes palestrantes, e é fundamental acompanharem esses dias intensos de muita interação e aprendizado. Para nós, é uma felicidade sediar o Congresso no nosso Ceará”, sinalizou

Histórico e evolução da inteligência artificial

“Estamos vivendo a história da inteligência artificial e esse evento tem muito a contribuir com o assunto”. Foi com essa reflexão que o professor Vasco Furtado iniciou a palestra magna dos Encontros com o Futuro, com base na temática “Inteligência Artificial (IA) e os Tribunais de Contas”. O palestrante é coordenador do Laboratório de Ciências dos Dados e Inteligência Artificial da Universidade de Fortaleza, e tem mais de 150 artigos científicos em computação com ênfase em Inteligência Artificial. Durante a apresentação, apresentou uma linha do tempo do desenvolvimento da IA, que perpassou pelo nascimento da computação, de jogos eletrônicos, do google e de outras plataformas tecnológicas.

Segundo o especialista, “a inteligência artificial está na nossa infância. Essas atualizações frequentes da tecnologia nos mostram que tudo permanecerá crescendo muito rápido. É possível perceber que a principal característica desta ferramenta é possuir altos e baixos, porém ela está em ascensão, com constante tendência de subida. Todas as empresas precisam acompanhar essas evoluções, especialmente instituições públicas”, assegurou.

A palestra permitiu aos participantes interações com a inteligência artificial, a partir de exercícios práticos realizados pelo palestrante. Vasco Furtado expôs a aplicação de geração de conteúdos de imagem e som por meio da IA, com exemplos reais dessa possibilidade. Chat GPT, Amplos Modelos de Linguagem (LLM) e Assistentes Virtuais Inteligentes baseados em IA gerativa foram alguns dos conceitos tratados durante a palestra.

“Tal como a energia elétrica, que não só substituiu a vela, a IA não vai somente complementar o Google. Ela vai habilitar inovações inimagináveis”, evidenciou o professor na apresentação, que indicou, ainda, a inteligência artificial no apoio a auditoria de Demonstrações Financeiras, que “permitem as verificações de conformidade e veracidade”, disse o profissional de tecnologia.

A discussão sobre inteligência artificial deu início à programação de três eventos simultâneos: XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas); XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil; e o VIII Jurisprudência e Processos nos Tribunais de Contas (JurisTCs).

O Congresso

O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.

Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no portal do TCE Ceará, da Atricon e do IRB. As fotos estarão disponíveis no Flickr da Atricon. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e contará com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.

O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae e da Água Mineral Natural Indaiá.

O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Ceará