Guilherme Sampaio comandou encontro do PT Fortaleza no bairro Bom Jardim, no sábado passado. Foto: Reprodução/Instagram

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Fortaleza tem até o dia 30 de novembro para apresentar seu pré-candidato ou pré-candidata para o pleito eleitoral do próximo ano ou deliberar sobre a realização de encontros ou prévias, com prazo final para 15 de abril de 2024. Isso de acordo com resolução do diretório nacional para os municípios com mais de 100 mil habitantes. Atualmente, a sigla apresentou três nomes para as eleições municipais na Capital cearense.

Foram apresentadas as pretensas candidaturas da deputada federal Luizianne Lins, da deputada estadual Larissa Gaspar e do deputado Guilherme Sampaio, presidente municipal da legenda, e quem está responsável por trabalhar o processo eleitoral interno do PT na disputa do próximo ano.

Para o dirigente, é importante colocar os principais quadros do partido à frente dos processos eleitorais que estão sendo iniciados. Segundo ele, “é um trunfo” para a sigla ter potenciais postulantes para a disputa à Prefeitura. “Isso mostra que o partido está preparado para disputar e vencer as eleições municipais”.

“Como sempre, temos processos internos que organizarm esse debate. Neste momento, estamos fazendo seminários que discutem a participação popular para ouvir as lideranças e pessoas para fazer uma avaliação crítica da atual gestão”, disse ele em referência aos encontros que já ocorreram nos bairros do Pirambu, Messejana e Bom Jardim.

Outro ponto que deve ser levado em consideração na preparação do PT de Fortaleza para a disputa eleitoral diz respeito à resolução baixada pela executiva nacional, com orientação para as municipais se organizarem para os processos das chamadas táticas eleitorais.

Segundo o que ficou definido, os diretórios municipais terão até o dia 30 de novembro para apresentar candidaturas já definidas ou apoio a candidatos de outros partidos, o que deve ser referendado e encaminhado para homologação da nacional do Partido dos Trabalhadores.

Direção Nacional

Aqueles que não definirem como se comportarão nas eleições de 2024, devem deliberar sobre a realização de encontros ou prévias. Neste caso, terima até o dia 15 de abril do próximo ano para apresentarem um posicionamento oficial, o que tem sido habitual na sigla.

“Essas definições preliminares nas cidades com mais de 100 mil habitantes precisam ser homologadas pela direção nacional. Vamos conversar com as correntes do PT, como sempre tenho feito, de forma consensual. E espero continuar conduzindo dessa forma, para termos um processo que fortaleça o campo que foi vitorioso em 2022, como alternativa à cidade que está precisando muito”, pontuou Sampaio.