O governador Elmano fez questão de ficar, demoradamente abraçado à Luizianne, no evento de hoje (23), no Palácio da Abolição. Foto: Reprodução Instagram / Luizianne Lins

Os petistas mais ligados a Luizianne Lins estão alegres com o resultado da conversa, reservada, do governador Elmano de Freitas com a deputada que quer voltar a ser prefeita de Fortaleza. Mesmo não sabendo o teor da conversa entre Elmano e Luizianne, os apoiadores de sua candidatura a prefeita de Fortaleza não escondem o contentamento só com a afirmação dela de que o encontro foi muito proveitoso para o seu projeto político do próximo ano.

Não há dúvida que Luizianne é a candidata de Elmano à Prefeitura de Fortaleza. Primeiro são ambos do verdadeiro PT; são amigos e integrantes do mesmo grupo político no PT, há anos. Elmano não precisa vir a publico, agora, dizer que Luizianne é a sua candidata. Ele precisa de tranquilidade para governar e neste momento, de grandes dificuldades, ele não pode e nem deve antecipar a disputa na sua base aliada, pois dentro dela há quem não concorde com a candidatura de Luizianne, como Camilo Santana.

Elmano e Luizianne conversaram, demoradamente, em Brasília, na última terça-feira, tendo o secretário Waldemir Catanho, como testemunha, e hoje (23) continuaram a conversa, em almoço no Palácio da abolição, também com o testemunho do Waldemir Catanho, o principal articulador de Luizianne. No meio da tarde, o governador foi com Luizianne para Brasília, no jatinho que o governador tem à sua disposição, e no qual Luizianne nunca tinha viajado, nos dezesseis anos que essa aeronave serve ao Governo do Estado. Os governadores Cid Gomes (no segundo mandato) e Camilo Santana, não tinham ligação política com ela.

Aliás, o governador Elmano vai experimentar um ambiente de turbulência nas eleições municipais do próximo ano, por conta do arco de aliança que formou para ser eleito governador do Ceará. Na maioria dos municípios Ceará. As disputas por prefeituras serão entre os seus aliados, começando por Quixadá, onde o ex-prefeito Ilário Marques já iniciou sua campanha para voltar à prefeitura daquele município.

O prefeito de Quixadá votou para deputado estadual em Salmito Filho, hoje secretário de desenvolvimento econômico do estado. Mas o prefeito, agora, vai votar para deputado estadual em Osmar Baquit, que foi, na disputa municipal passada, candidato a vice-prefeito na chapa derrotada de Ilário marques. Osmar é da base política de Elmano. Então, neste quadro agora pintado, como ficará o governador Elmano. Provavelmente ficará com Olário Marques, petista tradicional como ele e integrante do grupo do deputado José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados. O próprio Ilário tem um cargo, de escalão inferior, é claro, mas no governo lula, em Brasília.