O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes multiprofissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e socorristasFoto: Reprodução/ Tatiana Fortes/ Governo do Ceará

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizou, nesta sexta-feira (1º), no Plenário 13 de Maio, sessão solene para homenagear o Serviço de Atendimento Móvel De Urgência (Samu) Ceará pelos seus 15 anos de operação. A cerimônia atende a requerimento do deputado Fernando Santana (PT), com subscrição dos deputados Evandro Leitão (PDT), Alysson Aguiar (PCdoB), Guilherme Landim (PDT) e Marta Gonçalves (PL).

Segundo o autor da solicitação, a comemoração se destina a reconhecer a importância dos serviços prestados pelo Samu à população cearense.

Fernando Santana destaca ainda que o Samu Ceará possui a maior cobertura de todo o País, contando com 1.916 profissionais distribuídos em 121 bases de apoio, vinculadas a três Centrais de Regulação. “É inquestionável a relevância do Samu para a população do nosso estado. Milhares de pessoas foram atendidas ao longo desses”, comenta o parlamentar.

As atividades do Samu Ceará começaram em 2008, contemplando 14 municípios, já entre os anos de 2018 e 2020 a cobertura alcançou 100% do território local, com exceção da Capital, onde o serviço é municipalizado. O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes multiprofissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e socorristas

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará