Acrísio Sena destacou a importância e força política de Luizianne Lins no cenário político de Fortaleza. Foto: Reprodução/Instagram

Um dos membros históricos do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza, Acrísio Sena afirmou que a disputa eleitoral em Fortaleza para 2024 terá três blocos distintos: um de centro-esquerda, encabeçado pela sigla petista; outro de centro-direita, liderado pelo prefeito Sarto (PDT) e um terceiro de direita, tendo Capitão Wagner (UB) como principal representante. Sobre o nome do PT que estará no pleito, ele afirmou que a agremiação tem disposição para unidade, mas que “não existe essa história de definiu na cúpula e aqui na base está resolvido”.

As falas do ex-deputado estadual e presidente do Centec foram ditas em entrevista ao programa Conexão Assembleia, da Assembleia Legislativa do Ceará. De acordo com Acrísio Sena, os nomes que despontam dentro do Partido dos Trabalhadores são o da deputada federal Luizianne Lins e do presidente do Legislativo Estadual, Evandro Leitão, que está em processo de desfiliação do PDT. Segundo o petista, Leitão é bem-vindo no PT, mas teria que dialogar com as forças internas do partido caso tenha interesse em disputar a Prefeitura de Fortaleza.

“Não existe essa história de definiu na cúpula e aqui a base está resolvido e amém. Não funciona no PT assim, Já tivemos isso no PT em 2004 com o Lula e com grandes figurões do PT e o PT foi lá, se rebelou e escolheu outro nome. Então, precisa de diálogo. Mas o sentimento interno do PT é de unidade. Deixar nosso presidente tranquilo, não é como se pinta o PT, que só faz guerra”, disse Acrísio Sena.

Em sua avaliação, o nome petista, a preço de hoje, tende a ser ou Luizianne Lins ou Evandro Leitão. No entanto, destaca que indo para o PT, Leitão já vai sabendo como a sigla funciona. “O PT tem estrutura interna de muito debate, que possibilita qualquer filiado que quiser colocar seu nome, ele coloca e vai para a disputa. Agora, ele indo para o PT, vamos ter a possibilidade de fazer um debate de conteúdo, com discussão sobre quem agrega mais, pontos de coesionamento, pesquisas, o projeto. Na estrutura do PT, eu não acredito que alguém já vai ungido. Mas o nome dele é muito forte indo para a disputa”.

Caso Evandro vá para o PSB, Acrísio afirma que não acredita em uma candidatura pessebista, uma vez que, em sua avaliação, Lula, Camilo Santana e Elmano de Freitas evitariam qualquer fragmentação do bloco político que foi construído desde as eleições de 2022.

“Conversei com a ex-prefeita Luizianne e há um espírito de construir a unidade, mas tem que ter diálogo. Não tem como uma deputada que tirou 200 mil votos em Fortaleza, foi duas vezes prefeita, é uma das maiores lideranças do PT aqui não ser levada em consideração a sua opinião. Tem que conversar com a Luizianne, se entender com o PT, conversar com nossos deputados e vereadores. É assim que o PT funciona”.

Candidatura própria

O petista lembrou também o ingresso do PSD, PSB e PP no bloco governista, o que para ele foi importante para o cenário político que estava sendo construído para o próximo ano no Estado. Ainda de acordo com ele, a única certeza que se tem no PT é que o partido terá candidatura própria para a Prefeitura de Fortaleza em 2024.

“O nome da ex-prefeita é muito forte. Se vier o Evandro para o PT é outro debate que se abre. Se vai para o PSB é outra história. Esse quadro precisa ser definido para as peças estarem postas para começar o jogo. De um lado é Sarto ou Roberto Cláudio. A direita se entende com Capitão Wagner ou outro nome. E o PT se resolve com Luizianne ou com o Evandro. Esse jogo ainda está em movimento. Não dá para dizer qual é porque ainda precisam ser definidos”, pontuou.