Alckmin cumpre pela primeira vez agenda política no Ceará nesta sexta-feira (29). Foto: Reprodução/ Governo do Ceará

Nesta sexta-feira (29) aconteceu no Palácio da Abolição um evento ”Diálogos Exporta mais Brasil” que tem por objetivo estreitar as relações de exportações e investimentos na região cearense. A cerimônia conta com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, cumprindo pela primeira vez agenda no Estado. O encontro faz parte do encerramento da 5ª rodada do programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

No início do seu discurso Alckmin tratou da pauta econômica que caminha no Legislativa brasileiro, ele disse que o mercado interno brasileiro avançou, apesar do mercado internacional não ter tido grandes evoluções. De acordo com o ministro a região nordeste é muito populosa: ”O nordeste é fortemente consumidor, então ele vai ganhar na reforma tributária a medida que sai da origem para o destino. E do outro lado a reforma tributária vai desonerar totalmente investimento, vista no Brasil, você não vai pagar nada de imposto e totalmente a exportação porque acaba a cumulatividade e simplifica porque troca cinco impostos por um, IVA do álcool”, explica o vice- presidente.

”Nós estamos na capital da energia renovável, porque lá atrás era cara, hoje é a energia mais barata. Isso vai atrair investimentos pra cá. O presidente Lula assinou quarta-feira R$ 16 bilhões de investimentos em transmissão, vai ser feito um outro leilão em dezembro e outro no início do ano e será incluído aqui Elmano toda a área de transmissão do Ceará e do Nordeste.

Segundo o político o estado do Ceará é um exemplo de hub de hidrogênio verde para o planeta inteiro e que este fato será uma tarefa para a bancada no Congresso regulamentar o marco do Hidrogênio Verde e da Energia Eólica Offshore. ”O Ceará é um modelo de preservação”, ele comparou a extensão de reserva de água do Estado com São Paulo ”eu acho que se somar o Castanhão, Óros, se juntar tudo deve dar uma 9 bilhões de m³, o Cantareira para atender metade da população, 23 milhões de pessoas, tinha 2 bilhões de m³. Imagina aqui o que vocês tem de capacidade, o Ceará é exemplo em inúmeras questões”.

O vice-presidente da República apontou ainda a instalação do polo ITA em terras cearenses, exemplificando que 35% dos aprovados são estudantes do estado: ”O mais difícil vestibular de engenharia da América Latina”.

A reunião contou com a presença do governador do Estado Elmano de Freitas, e da vice- governadora Jade Romero, do ministro da Educação Camilo Santana, da senadora Augusta Brito, dos deputados federais Domingos Neto (PSD), Luiz Gastão (PSD), José Guimarães (PT), Yury do Paredão (PL), Danilo Forte (União Brasil); dos estaduais Evandro Leitão (PDT), Danniel Oliveira (MDB), Osmar Baquit (PDT), Guilherme Sampaio (PT), Marcos Sobreira (PDT), Guilherme Bismarck (PDT), Lucinildo Frota (PMN), Antônio Granja (PDT) e Agenor Neto (MDB).

Confira trecho da fala do vice-presidente nesta sexta-feira (29):