Presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio vai comandar o processo de escolha interna do partido. Foto: ALCE

O Partido dos Trabalhadores (PT), antes de apresentar o nome que vai disputar as eleições municipais em Fortaleza, no próximo ano, segue realizando uma série de seminários para ouvir os reclames da população. O próximo acontece no Grande Bom Jardim, segundo informou o presidente da sigla, o deputado estadual Guilherme Sampaio.

De acordo com Sampaio, o momento agora é de ouvir a população e buscar diagnósticos para os problemas da cidade. Segundo ele, a escolha do nome petista para a disputa eleitoral de 2024 se dará ouvindo os partidos aliados, a militância e passará por diálogo com o presidente Lula, o ministro Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas.

“No momento oportuno, terá todo um processo interno, no âmbito do diretório, no que prevê nosso regimento para debates públicos. Agora é a manifestação espontânea ou lembrança por outras lideranças e o diálogo, que é natural. ´Enatural que me procurem, apresentem pontos de vista em relação à cidade. As regras do PT garantem que nossa militância participe e nossas lideranças terão participação nesse processo, iniciando com o presidente Lula e passando pelo ministro Camilo e o governador Elmano”, disse.

Após ser lembrado por Elmano de Freitas como um dos potenciais nomes do PT para a disputa em Fortaleza, Guilherme Sampaio se colocou à disposição para a disputa interna no partido. Além dele, as deputadas Luizianne Lins e Larissa Gaspar também manifestaram interesse no pleito vindouro. Segundo o dirigente, o PT tem responsabilidade com o futuro de Fortaleza, já tendo governador a cidade em duas ocasiões.

Ele afirmou que o partido faz oposição à gestão de Fortaleza desde a eleição de Roberto Cláudio, em 2012 e apontou a “má avaliação da administração do (prefeito) Sarto como fator que demonstra a necessidade de uma alternativa. “O PT tem responsabilidade de apresentar uma alternativa. E para isso está se preparando para o debate eleitoral. Temos duas tarefas. A primeira é a escuta da cidade. Estamos fazendo seminários territoriais para ouvir as pessoas, os desafios de cada território, as lideranças. Primeiro fizemos no Grande Pirambu e depois na Grande Messejana e o próximo será no Grande Bom Jardim”, explicou.

Ainda de acordo com ele, paralelamente aos seminários, o partido tem realizado diálogo interno, entre as correntes, componentes da direção, as lideranças do projeto em curso, a bancada federal e a bancada estadual. “O PT não se cansa de conversar. Temos muito tempo até o processo eleitoral para avaliar a melhor alternativa em termo de discutir chapa. Vamos discutir profundamente esse processo”.

Ainda de acordo com ele, se não chegar a um consenso, existem mecanismos internos para a tomada de definição de candidaturas e tática eleitoral. “Estou dedicado a construir esse diálogo com o povo de Fortaleza, fomentar o diálogo interno e com os partidos que foram vitoriosos conosco em 2022. Temos que, juntos, apresentar uma alternativa para a Prefeitura de Fortaleza”.

Ele lembrou, porém, que não existem, oficialmente, pré-candidaturas inscritas no PT, porque não foi aberto o período de pré-candidatura. Isso acontece no próximo ano. “O que existe é a manifestação de lideranças que ou se colocam à disposição ou são apresentadas por outras lideranças, como foi o caso do governador ELmano que citou o meu nome e de outros companheiros”

“Esse momento dos seminários tem um objetivo: ouvir o povo. É muito mais ouvir do que falar. O próximo seminário no Bom Jardim vai assegurar isso. Todos os parlamentares estarão lá, terão voz, mas o grande protagonista desses encontros é a nossa militância” – (Guilherme Sampaio)