Foto: Divulgação/INB.

A Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima terça-feira (5) para discutir a produção de fertilizantes e o hidrogênio. O debate atende a requerimento dos deputados Bacelar (PV-BA) e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), respectivamente, relator e presidente da comissão. Nenhum cearense está na relação de debatedores, apesar de estar no Ceará, uma das minas com o maior volume de fosfato do Brasil.

O fosfato é a principal fonte de produção de fertilizantes. A mina de Itataia, no Município de Santa Quitéria, no interior cearense, consta ser uma das maiores reservas de fosfato do Brasil, cujo debate sobre sua exploração vem de alguns anos. Antes, quando o Urânio é um produto muito importante para produção de energia no mundo, falou-se muito na exploração da mina de Itataia. Quando passou a época das usinas atômicas, passou-se a falar da riqueza do fosfato, um subproduto do Urânio, mas nunca foi concretizado esse processo de exploração da mina, que, apesar da sua riqueza, em debate importante como o que a Câmara dos Deputados promoverá, causa espécie a falta de cearenses naquele evento.

“A guerra da Ucrânia expôs, mais uma vez, a dependência do Brasil da importação de fertilizantes – cerca de 85% dos insumos agrícolas que nossa agricultura utiliza. O hidrogênio pode ajudar a reduzir a importação, haja vista que sua molécula pode ser usada como matéria-prima para a produção dos fertilizantes nitrogenados”, ressaltam os parlamentares no requerimento em que pedem a realização da audiência.

Com o debate, os deputados pretendem entender como se dá a interação entre a cadeia de suprimento dos fertilizantes e a produção de hidrogênio e como utilizar esse modelo para reduzir a dependência externa dos insumos agrícolas.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto:
– JEAN PAUL PRATES, Presidente da Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras;

RICARDO TORTORELLA, Diretor-Executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos – ANDA;

BERNARDO SILVA,Diretor-Executivo doSindicato Nacional da Indústria de Matérias Primas para Fertilizantes – SINPRIFERT;

ALESSANDRO GARDEMANN, Presidente da Associação Brasileira do Biogás – ABIOGÁS;

MAICON COSSA, Vice-Presidente Comercial da Yara Brasil; e

RAFAEL CAVALCANTI, CEO da Quinto Energy.

Fonte: Agência Câmara de Notícias