Fernando Hugo foi um dos que defendeu universalização das escolas em tempo integral, mas destacou outros investimentos. Foto: ALCE

Durante sessão plenária nesta quarta-feira (02), na Assembleia Legislativa do Ceará, deputados enalteceram o programa do Governo Federal que vai viabilizar a instalação de mais escolas em tempo integral no País. As falas dos parlamentares focaram, principalmente, no trabalho que está sendo realizado pelo ministro da Educação, o cearense Camilo Santana, à frente da pasta.

A deputada Larissa Gaspar (PT) destacou as ações na área, que são promovidas pelo Governo Federal. Segundo ela, as escolas em tempo integral devem possibilitar que o Brasil cumpra uma das metas do Plano Nacional da Educação, que visa ofertar o tempo integral em, pelo menos, 50% escolas da rede pública no País.

“O Ceará já sabe da importância do tempo integral, porque iniciamos essa política em 2016, construída pelas mãos da nossa ex-governadora Izolda Cela, e hoje temos cerca de 71% das escolas com tempo integral”, destacou. Ela também lembrou o reajuste do piso nacional de professores, além das bolsas de pesquisa da Capes e do CNPq, bem como o Pacto Nacional pela Retomada das Obras de Educação Básica, lançado em maio deste ano.

“O Brasil, lamentavelmente, na última gestão, estava com mais de quatro mil obras paralisadas. Agora, mais de três mil já estão em andamento”, pontuou Larissa Gaspar, elogiando a atuação do ministro da Educação. “Tenho certeza que a educação do Brasil será outra depois da gestão do ministro Camilo Santana”, lembrou.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) reiterou a fala da parlamentar e citou ações do ministro ainda na gestão como governador do Estado. “No dia 30 de março de 2022, Camilo fez com que a interiorização do desenvolvimento da ciência através do nível superior pudesse chegar a distantes municípios”, destacou, referindo-se ao anúncio, em março do ano passado, da abertura de novos campi das universidades estaduais cearenses e a oferta de novos cursos.

Educação

Fernando Hugo (PSD) defendeu a universalização de escolas de tempo integral no Brasil, mas solicitou ao Governo Federal que dê condições para que os municípios implantem o modelo de ensino. Ele parabenizou Camilo Santana pela iniciativa de levar um modelo de ensino, já reconhecido no Ceará, para todo o País e sugeriu a implantação de atividades como esportes, artes musical e cênica, cultura, atividades lúdicas e outras.

Para ele, o Governo Federal precisa dar possibilidades para os municípios e estados implantarem a escola em tempo integral. O parlamentar também enfatizou a importância da educação sexual nas unidades de ensino, como forma de evitar que crimes sejam cometidos contra crianças e adolescentes.