Líder do prefeito na Câmara, Mesquita respondia a críticas da oposição. Foto: Reprodução/Instagram

Em um claro ataque de fúria, o líder do Governo Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Carlos Mesquita (PDT),disse que o Executivo Estadual não tem “vergonha na cara” no impasse em relação aos pacientes do Centro de Referência em Oncologia, o Crio. Segundo o parlamentar, cabe ao Governo do Estado se responsabilizar pelo atendimento a pessoas com câncer e que a Prefeitura o faz por “caridade e amor”.

Na mesma manhã de ontem, quando Mesquita proferia os impropérios contra o pessoal do Governo do Estado, o secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza, Renato Lima estava em audiência com o chefe da Casa Civil do Estado, Quintino de Medeiros, encontro que durou aproximadamente uma hora, no Palácio da Abolição, tratando do desdobramento das questões tratadas entre o governador Elmano de Freitas  e o o prefeito José Sarto, semana passada. O vereador, líder do prefeito, talvez não soubesse do encontro dos dois auxiliares das administrações estadual e municipal.

Mesquita iniciou seu pronunciamento alertando para alguns fatos chamados de “ríspido, ignorante, que não tem educação”. No entanto, disse ser muito difícil escutar o que foi dito na tribuna da Casa sobre o equipamento e ficar calado. “De o Governo do Estado não ter vergonha na cara e não assumir que a questão da oncologia é dele e do Governo Federal. Oncologia, UTI não são responsabilidades da Prefeitura de Fortaleza. O que faz hoje é por caridade,  por amor. Um amor que o Governo do Estado não tem. Nem pelo povo de Fortaleza nem pelas cidades do Interior”, disparou.

Segundo ele, “Fortaleza não tem nenhuma responsabilidade formal para atender paciente com câncer”. Ele afirmou também que o Governo do Estado não fez repasses para esse tipo de atendimento. “O Estado não dá um tostão, um Real sequer para esse tipo de atendimento. E paga R$ 6 milhões ao IJF, quando era pra pagar R$ 22 milhões”. Estado

Ele ainda desafiou a oposição para provar que há alguma responsabilidade formal de Fortaleza com os atendimentos para o tratamento de câncer. O parlamentar ainda propôs levar o secretário de Saúde do Município para “dizer a verdade” na Câmara Municipal e pediu que a oposição fizesse o mesmo em relação à secretária de Saúde do Estado.

“O prefeito Sarto tem coração e tem dó de todos aqueles que chegam e são mais de 60%. Vou ter muito tempo para mostrar quem está mentindo sobre a oncologia no Ceará”, apontou.