Críticas do ex-suplente foram direcionadas a Renato Roseno, principal liderança política do PSOL no Ceará. Foto: ALCE

Críticas feitas pelo ex-suplente de deputado estadual Ari Areia, que recentemente se desfiliou do PSOL, ao deputado estadual Renato Roseno (PSOL), gerou uma discussão entre membros da agremiação durante todo o dia de segunda-feira (17). O parlamentar, alvo das acusações feitas, se defendeu e disse que o ex-colega de agremiação estava desejando se autopromover.

Ari Areia afirmou ter sofrido assédio, perseguição e constrangimento em ambiente de trabalho por parte do deputado Renato Roseno e de seus aliados, a quem chamou de “facção interna que ele encabeça no PSOL”. “Mexi com um intocável e o vespeiro se levanta. Mas não trabalho com desinformação. Os fatos são concretos, com registro, e eu tô amparado pelo sindicato da minha categoria. Vou pra cima. Quem deve tem mais é que temer mesmo”, apontou.

Em resposta, Roseno disse não ter tido qualquer relação de trabalho com Ari Areia, a quem chamou de “responsável pelas postagens difamatórias”. “Ao sabermos das acusações, imediatamente procuramos o Sindicato dos Jornalistas, mencionado em um dos posts, para nos colocar à disposição”, disse.

“Não participo há anos da direção do PSOL, tampouco o campo político que integro possui maioria na Executiva do partido. As acusações de que exerci influência sobre qualquer processo de desligamento nesse período são, portanto, infundadas. As informações sobre a contratação (no ano de 2021) já foram apresentadas pelos dirigentes do PSOL à época. Do que sabemos, não há nenhuma pendência trabalhista do partido com o autor da difamação”, disse Roseno.

Segundo ele, as acusações publicadas nas redes sociais são “uma campanha de desinformação que parece ter como único objetivo: a autopromoção e para ferir a minha imagem, do nosso mandato e do nosso partido”. “Para muitos interessa tornar “todos iguais” ou operar a criminalização da política – o que infelizmente também ficou evidente nas postagens que chamaram uma organização política de “facção”. Ao contrário, a política é, para nós, instrumento de debate, organização e, inclusive, de discordância respeitosa”, disse.

Apoio

“Entendemos que o autor da difamação, ex-suplente de deputado (ainda na eleição de 2018) e 3º suplente de vereador (em 2020), deseje muito se promover. Teve todo apoio do partido na eleição de 2020, sendo a primeira prioridade na divisão do fundo eleitoral. O resultado da eleição de 2020 foi outro, por decisão da população”, concluiu Renato Roseno.

Os vereadores Gabriel Aguiar e Adriana Nossa Cara, também membros do PSOL, se colocaram em defesa de Renato Roseno e criticaram os ataques feitos por Ari Areia. Ex-presidente do partido, Ailton Lopes também se posicionou. “O que me causa estranheza enorme é por que motivo o ex-filiado cria, inventa uma história para atingir nosso companheiro. A serviço de que está toda essa movimentação?”, questionou.