Equipamentos apreendidos foram doados para estudantes do IFCE. Foto: TJCE

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) já foram beneficiados com a entrega de 2.918 equipamentos eletrônicos apreendidos, incluindo celulares, notebooks, tablets, câmeras fotográficas e caixas de som. A ação faz parte de parceria entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a instituição de ensino.

O repasse dos bens para o IFCE tem fins de recondicionamento para doação a instituições cadastradas. No caso de itens com inviabilidade de conserto, o uso é para treinamento dos alunos em técnicas de reparo e manutenção de eletrônicos. Também é uma prerrogativa promover os meios adequados para destinação de material não utilizado ou seu correto descarte.

A entrega dos equipamentos, realizada por intermédio da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, inclui o manejo de dados de forma segura, impedindo o vazamento de informações. O Instituto, ao receber os bens, é responsável por limpar a memória dos aparelhos, além de verificar a capacidade técnica de possíveis consertos desses objetos para um fim social.

“Através do acordo firmado entre o Instituto Federal e o Tribunal de Justiça do Estado, podemos oferecer aos nossos alunos aulas práticas mais completas, com equipamentos suficientes, que correspondem a necessidades existentes. Válido mencionar que o acordo em questão abrange um grande significado, tendo em vista o leque de possibilidades que proporciona aos alunos do IFCE, pois, através de aulas práticas, estes alunos terão o devido treinamento, consequentemente, maturando conhecimento e ultrapassando os limites de um aprendizado que antes se restringia apenas ao campo teórico”, destacou Pedro Henrique Almeida, coordenador do Laboratório de Comandos Elétricos e Robótica Educacional e professor do Curso Técnico em Eletroeletrônica do IFCE.

CONVÊNIO
O termo de cooperação técnica entre TJCE e IFCE foi firmado em novembro de 2022 e tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais cinco anos. No último dia 18 de julho, houve aditivo para que o Instituto também se encarregasse pela destruição e descarte adequados dos equipamentos que não tiverem serventia social. A iniciativa garante que todos os dados sejam apagados, evitando o vazamento de informações, e ainda é ambientalmente sustentável. Nesses casos, peças dos aparelhos são reaproveitadas nas oficinas de conserto de eletrônicos.

Fonte: TJCE