Homenagem do Senado aos quadrilheiros. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em meio a danças, roupas e músicas típicas das festas juninas, o Congresso Nacional promoveu uma sessão solene nesta sexta-feira (30) para homenagear o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, comemorado anualmente no dia 27 de junho (Lei 12.390, de 2011). A homenagem foi proposta pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e pelo deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR).

Izalci foi quem dirigiu a sessão. Ele lembrou que as festas juninas são patrimônio cultural do país, “merecedoras de todas as homenagens”. O senador disse que as festividades já há muito tempo não se concentram na zona rural, mas conquistaram as cidades e se tornaram uma festa universal. Também ressaltou que as festas juninas são símbolo da criatividade e da união do povo brasileiro.

— O nosso movimento junino é a representação da nossa arte universal. Hoje é dia de uma justa homenagem. Viva o quadrilheiro junino! — afirmou o senador, que dirigiu a homenagem ao lado da netinha Sofia, devidamente caracterizada para as festas juninas.

A senadora Leila Barros (PDT-DF) enviou uma mensagem, lida pelo senador Izalci, em homenagem às quadrilhas. Para ela, as festas juninas colaboram com o “congraçamento” das famílias e dos amigos.

Na visão do deputado Stélio Dener, as quadrilhas juninas representam a cultura do país e já conquistaram o caráter de festa universal. Ele informou que está trabalhando pela instalação de uma frente parlamentar em defesa do movimento junino.

O deputado federal Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF) afirmou que, em todo o Brasil, as festas juninas levam alegria à população e fortalecem o sentimento religioso. Além disso, segundo o deputado, os festejos também ajudam a movimentar a economia do país. A deputada distrital Doutora Jane (MDB-DF) disse que ter sido acolhida pelas festas juninas tem sido motivo de muita felicidade para ela.

— As festas juninas significam alegria, vínculo, convivência e ocupação de espaço público — declarou a deputada.

Apoio

O administrador da região administrativa de Planaltina (DF), Wesley Fonseca, destacou a importância de as escolas trabalharem a cultura junina. Para ele, o apoio do professor pode representar o fortalecimento dessa cultura diante das novas gerações. Na visão do presidente da Quadrilha Triscou Queimou, Luciano Lima, a atividade das festas juninas é uma forma de apoio à comunidade local, com a geração de emprego e entretenimento.

O presidente da Confederação Nacional das Quadrilhas Juninas, Hamilton Teixeira dos Santos, agradeceu o apoio dos parlamentares à cultura das festas juninas. Para Santos, os “rostos novos” na liderança da cultura junina mostram a força e a importância do movimento. Na mesma linha, o presidente da União Junina, Francisco Josivaldo Ferreira da Silva, agradeceu o apoio já recebido. Ele disse, no entanto, que ainda há muito a fazer e relatou que há muitos grupos de quadrilha endividados.

— É muito importante que os recursos cheguem aos grupos de quadrilha. Quando todos os grupos forem respeitados igualmente, teremos eventos e espetáculos melhores — afirmou.

Fonte: Agência Senado