Lula defende conversas separadas com líderes partidários rejeitando diálogos coletivos com o denominado ”centrão”. Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (25), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou no seu programa semanal ”Conversa com o presidente” sobre a cirurgia que irá fazer no quadril, das viagens a Belém- PA e ao exterior, e do Centrão, que segundo ele não existe.

”O Lula não conversa com o centrão, o Lula conversa com os partidos políticos individualmente, eu posso conversa com o PP, com o União Brasil, com os partidos que são da base mas eu não reúno o centrão. O centrão não existe”, disse o presidente em terceira pessoa.

De acordo com o petista o centrão é um ajuntamento de um grupo de partidos em determinadas situações: ”Eles nasceram da Constituinte de 88, com o Roberto Cardoso Alves, com o Fiuza, com o Delfim, que não queriam que esquerda avançasse muito, então quando a gente tava votando muito os direitos sociais, criou-se o centrão, ou seja todos os partidos mais conservadores se juntaram, eles estão ai, representado em 50 partidos”.

Lula rejeita a ideia de firmar acordos com a organização denominada centrão, prefere falar individualmente com cada agremiação partidária. ”É normal que se esses partidos tiver de apoiar a gente eles queiram participar do governo e você tentar arrumar um lugar para colocar para dar tranquilidade ao governo nas votações que nós precisamos para melhor aprimorar o funcionamento do Brasil, é exatamente isso que vai acontecer”, salientou o presidente.

O chefe do Executivo nacional criticou a atuação da imprensa brasileira pelo fanatismo noticiário sobre alianças feitas entre Legislativo e Governo ”é dando que se recebe”. Segundo Lula negociações existem em qualquer que seja o local.

”Eu converso com deputado, eu converso com senador, eu mando um projeto de lei, ele não é obrigado a concordar. Ele pode propor mudança, as vezes pode melhorar, as vezes pode piorar, e se piorar eu veto, se melhorar fica. É assim que é o jogo, tem que ser a luz do dia”.

Confira trecho da fala de Lula sobre os acordos com parlamentares