Catanho afirmou que partidos já estão conversando, mas destacou ser cedo para definições. Foto: Divulgação

Articulador político do Governo Elmano de Freitas, Waldemir Catanho tem dialogado com todos os partidos da base governista e confirmou, em entrevista ao programa Conexão Assembleia que conversas sobre o pleito eleitoral de 2024 já estariam acontecendo, ainda que de forma menos célere. Ele apresentou alguns nomes que estão colocados para as eleições do próximo ano.

Segundo ele, em alguma medida, a rigor, conversas partidárias já estão acontecendo entre as principais lideranças partidárias do Ceará, visto, por exemplo, a reorganização de algumas agremiações. O Republicanos, por exemplo, está sob nova direção e seu presidente, o empresário Chiquinho Feitosa, tem se encontrado com prefeitos e lideranças em busca de fortalecer os quadros da sigla.

O PT, por outro lado, com as eleições de 2022, saiu fortalecido no Ceará, enquanto que o PDT está tentando se reorganizar. “Esses movimentos de reconstrução, de busca de apoios, já levam em conta algum tipo de conversa entre eles. Uma coisa mais profunda, de bater martelo, definição mais concreta é muito cedo. É cedo para o Governo do Estado, não deixa de ser também para os próprios prefeitos.Não estou dizendo que fique para depois. Mas a velocidade, a profundidade disso, só vai ser definido mais para frente”, apontou.

Sobre o Partido dos Trabalhadores, o articulador político destacou que o calendário eleitoral é definido em nível nacional. Mas outros dados devem ser levados em consideração, como a janela partidária, quando partidos perdem e ganham filiados, e deve acontecer no período de março até o primeiro domingo de abril. Além disso, também no período de fim e início de ano, também acontecem as desincompatibilizações, quando gestores deixam seus cargos para se dedicar à disputa eleitoral.

“Por isso que eu digo que agora a coisa ainda está em marcha lenta. Mas quando chega o fim do ano e começo do próximo, aparecem os pré-candidatos e as definições acontecem. Aí vamos ver quem muda de domicílio eleitoral, e tudo vai acontecendo”, pontuou.

Destaque

Segundo ele, o jogo ainda está muito aberto e aponta o nome de Luizianne Lins como um destaque, visto ela também já ter sido prefeita de Fortaleza por dois mandatos e ainda ter popularidade na Capital cearense, sendo a parlamentar mais bem votada na cidade no pleito de 2022. Outro destacado por Catanho foi Evandro Leitão, que conforme disse, “é uma pessoa muito querida por todos os parlamentares”. “Enfim, são as cartas que estão na mesa até agora. Mas como estamos a 10 meses desse período, evidente que é tudo muito cedo”.