Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, durante pronunciamento na sessão solene. Foto: Reprodução/Jose Leomar

Os 50 anos de fundação da Universidade de Fortaleza (Unifor) foram celebrados em sessão solene, realizada na manhã da última sexta-feira (30) no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa.

Para o presidente da ALECE, deputado Evandro Leitão (PDT), um dos solicitantes da homenagem, a Unifor tem sido, ao longo da história, uma referência nas regiões Norte e Nordeste, pela qualidade do seu corpo docente e pela excelência do seu ensino.

Segundo o chefe do Legislativo estadual, a instituição se destaca por já ter formado diversos profissionais de renome, com atuação no Ceará, no Brasil e no exterior.

“Os cearenses sabem que podem contar com a excelência e o trabalho sério da Unifor, da graduação à pós-graduação, com a formação que preza pela prestação de serviços à sociedade para entregar ao mercado de trabalho profissionais dedicados, íntegros e qualificados nas mais diversas áreas do conhecimento”, assinalou o presidente da Alece.

Ainda de acordo com Evandro Leitão, a Unifor contribuiu, ao longo dos seus 50 anos de atuação, não somente para a formação técnica, mas também humana de mais de 110 mil profissionais. “A universidade acumula várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional. A Unifor é um ícone da educação no nosso Estado”, destacou.

O deputado Queiroz Filho (PDT), que também foi autor do requerimento da solenidade, reconheceu os serviços de excelência prestados pela Unifor, avaliando que são cinco décadas de contribuição, não só na formação técnica dos seus estudantes, mas também na formação humana.

“Essa sessão de hoje é uma valorização a todos os professores, colaboradores e gestores que se dedicaram durante esse período para que o aprendizado seja transmitido da maneira mais eficiente possível”, enfatizou o parlamentar.

A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, expressou a sua gratidão e orgulho de ver a Unifor ser homenageada pelo Poder Legislativo estadual. “Me engrandece poder representar essa instituição, junto com os reitores que estiveram à frente ao longo de meio século. São anos de história e vejo que fazemos parte da vida de muitas pessoas”, celebrou.

Para o reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu, é necessário ressaltar a coragem e a perseverança do industrial Edson Queiroz, ao criar a universidade em 1973. “Ele partilhou com os seus filhos e filhas o espírito empreendedor para a cidade de Fortaleza e o estado do Ceará. A Unifor nasceu com a missão de promover o desenvolvimento econômico, social e cultural do Ceará, por meio da formação do capital humano”, lembrou.

Segundo ele, “pautada pelo tripé de ensino, pesquisa e extensão, a Unifor sempre teve o compromisso em reverter em benefício para a sociedade o que se produz de conhecimento no campus”.

Durante a solenidade, foram homenageados com a entrega de placas comemorativas a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha; os ex-reitores da instituição Antero Coelho Neto (in memoriam), Jaime da Cunha Rebouças (in memoriam), Carlos Alberto Mendes de Sousa, Antônio Colaço Martins e Fátima Maria Fernandes Veras, além do atual reitor, Randal Martins Pompeu.

Participaram ainda da solenidade a deputada Marta Gonçalves (PL), subscritora do requerimento da sessão; os desembargadores Teodoro Silva Santos e Paulo Régis Machado Botelho; o vice-prefeito de Fortaleza, José Élcio Batista; o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Luiz Pontes; dentre outras autoridades.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará