A mesa de abertura dos trabalhos do evento foi composta essencialmente por pedetistas que fazem oposição à gestão Elmano de Freitas. Foto: Reprodução/Twitter

Os pedetistas camiliastas, aqueles que são aliados ao senador Camilo Santana e ao governador Elmano de Freitas, não compareceram ao Encontro Regional do PDT, que teve início na noite de quinta-feira (23). A ausência de deputados estaduais, federais e do senador Cid Gomes escancara a divisão interna dentro do partido.

O principal nome da noite foi Ciro Gomes, irmão de Cid Gomes, que evidenciou o distanciamento entre as duas partes do grupo. Além dele, compareceram ao evento o presidente estadual André Figueiredo, o prefeito Sarto, o ex-prefeito Roberto Cláudio e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim.

Também compareceram vereadores do partido aliados do prefeito Sarto e os deputados  estaduais Queiroz Filho, Antônio Henrique e Cláudio Pinho, que fazem oposição ao Governo Elmano de Freitas, do PT. No convite feito pelo PDT eram dadas como confirmadas as presenças de Cid Gomes, Leônidas Cristino, Idilvan Alencar e Enfermeira Ana Paula, que não compareceram.

A ausência de figuras importantes do partido gerou especulações sobre o futuro do PDT no Ceará, que pode passar da maior agremiação do Estado para um partido de médio porte, isso se o grupo aliado de Cid Gomes resolver deixar a agremiação, como foi sondado ao longo da semana. O senador chegou a sondar a possibilidade de disputar a presidência da sigla, mas o nome de André Figueiredo para continuar dirigindo os rumos do grêmio segue forte.