A nova oposição ao prefeito Sarto é formada, principalmente, por antigos opositores e ex-aliados que não apoiaram a taxa do lixo. Foto: Reprodução/Instagram

Nos últimos meses, um grupo de vereadores insatisfeitos com a gestão do prefeito Sarto resolveu se reunir em torno de pautas de interesse comum. Uma das pautas que fez com que uma nova bancada de oposição surgisse na Câmara Municipal de Fortaleza diz respeito à aprovação da taxa do lixo, que uniu parlamentares que até então estavam do lado do chefe do Poder Executivo.

Agora, esses vereadores se reuniram com parlamentares de oposição e criaram uma bancada oposicionista robusta, formada por pelo menos dez membros da Casa Legislativa, que prometem dar trabalho à base governista de Sarto. Além deles, os pedetistas Júlio Brizzi e Enfermeira Ana Paula (que está licenciada) também darão apoio em algumas pautas, apesar de ainda fazerem parte do meus partido do prefeito.

A liderança da nova bancada de oposição ficou a cargo do vereador Danilo Lopes, do Avante, que até então se dizia independente. Léo Couto (PSB), que até o início do ano era vice-líder do Governo na Casa, passa a ser o vice-líder dos opositores. Somam-se, ainda, os ex-governistas Eudes Bringel (PSB) e Estrela Barros (Rede) e os oposicionistas Ronaldo Martins (Repu), Adrian Nossa Cara (PSOL), Gabriel Aguiar (PSOL), Ronivaldo (sem partido), Dr Vicente (PT) e Adriana Almeida (PT).

Outro ponto em comum entre esses parlamentares é o fato de a maioria ter, atualmente, alguma ligação com o governador Elmano de Freitas, que tem mantido uma postura de distanciamento ao prefeito Sarto. De acordo com Léo Couto, os vereadores devem alinhar em pautas de interesse da população, como saúde, que tem sido criticada tanto na Prefeitura de Fortaleza quanto no Governo do Estado.

Liberdade

“A população está sentindo na pele o caos da saúde pública de Fortaleza. Vamos fiscalizar e discutir as pautas semanais que a Casa pautar, sempre no intuito de esclarecer para a nossa cidade as ações que estão sendo executadas no Município”, afirmou.

Segundo disse Danilo Lopes, líder do grupo, a maioria das pautas que devem ser abordadas no Plenário Fausto Arruda serão trabalhadas em conjunto, mas cada parlamentar da bancada terá liberdade para atuar como bem entender, na defesa de seu mandato.