Esta será a terceira vez, e a segunda consecutiva, que o petista assumirá mandato na Assembleia Legislativa. Foto: Reprodução/ ALECE

Terminou nesta quarta-feira (28), o período de licença do deputado Fernando Santana (PT) e com isso o fim da permanência de Guilherme Sampaio (PT) como suplente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa. No entanto, Júlio César Filho (PT) deve se licenciar para garantir mais quatro meses ao colega petista, que é atualmente o presidente da agremiação em Fortaleza.

O anúncio foi feito pelo próprio Guilherme, durante pronunciamento no Plenário 13 de Maio. De acordo com ele, seu tempo na cadeira de titular se encerra hoje (28), mas com o pedido de licença de Júlio César Filho, ele teria mais quatro meses no assento.

O parlamentar ainda reconheceu um distanciamento da tribuna, mas garantiu que no segundo semestre sua participação será mais ativa. ”Me senti muito diferente do meu usual durante esses últimos três meses. Tive mais calado do que eu sou, isso ai terminou hoje. Porque eu entendo que algumas questões que são trazidas aqui ao Plenário, precisam ser enfrentadas, para depurar política, enfrentadas para avançar na democracia e a manipulação da fé é uma delas”, salientou o petista. 

Durante as discussões sobre o requerimento para retração de Ivo Gomes, Guilherme afirmou que atualmente tem visto manipulação forte de interesse religioso pelos interesses políticos: ”Preferiria não falar , porque eu preferia que política no Brasil hoje não padecesse desse pecado, que é a manipulação da fé pra interesses menores”. 

Câmara Municipal de Fortaleza 

Durante o período em que Guilherme, que é vereador de Fortaleza, permanecer na Assembleia Legislativa, a suplente de vereadora Professora Adriana Almeida, do PT, continuará na vaga deixada pelo petista na Câmara Municipal. Isso só tem sido possível após a aprovação de uma alteração na Lei Orgânica do Município, permitindo que o parlamentar mantenha o mandato, caso assuma a vaga de algum titular em outra instância do Legislativo.

Além de Guilherme, a vereadora Enfermeira Ana Paula, do PDT, atualmente está atuando na Câmara Federal na vaga deixada por Guilherme Bismarck (PDT), que se licenciou para tratar de interesses particulares. No lugar da petista na Câmara Municipal assumiu o suplente John Monteiro, que até então estava com cargo na Prefeitura de Fortaleza.

Confira trecho do deputado Guilherme Sampaio: