Fernando Hugo votou à favor pela retratação de Ivo Gomes por ofensas à Igreja. Foto: Reprodução/ ALECE

Na sessão desta segunda-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) votou-se por mais de 1 hora para votação do requerimento de autoria do deputado estadual Pastor Alcides Fernandes (PL), solicitando a retratação do prefeito de Sobral Ivo Gomes sobre ofensas à Igreja.

Com a votação nominal, solicitada por Fernandes, os deputados puderam expor seus posicionamentos. Ao término do pleito, o requerimento foi derrubado com 21 votos desfavoráveis pela solicitação. Durante discussão do pedido, o deputado estadual Fernando Hugo (PSD) disse que ”politizaram o debate”, criticou a atuação dos parlamentares na ALECE nos tempos atuais. De acordo com ele não vai se ‘castrar muitos dos direitos que se deve discutir’. Fernando Hugo fez questão de declarar que ele é quem pode chegar e falar sobre os pedetistas e citou o nome de vários.

O parlamentar rebateu a fala de seu colega Renato Roseno (PSOL), que se posicionou contra o encaminhamento do requerimento por se tratar de assunto religioso. ”Aqui se discute briga de galo, peia de mulher, chifre de marido, tudo no mundo, ai não se pode discutir um assunto que reverbera o mundo cristão?”, indagou o deputado.

”Eu pedi quantos pedidos de retratação aqui? Isso aqui é uma casa política, se discute tudo aqui. Infelizmente aqui politizou-se a fala. Fala é a expressão momentânea ou secular de um pensamento seu. O deputado Alcides fez um ato, um fato regimental contra a fala e teve a decência de aquiescer o pedido de Osmar Baquit e, tentar afeiçoar-se as coisas”, defendeu Hugo.

O deputado declarou que Ivo Gomes, se estivesse assistindo suas declarações, estaria o defendendo: ”Esse nego da Messejana é amigo, e é homem! Tenho certeza pela consciência que ele tem Lia, que ele ta dizendo ‘eu sei até onde eu falei, eu sei até onde feri’ ”.

”Não sou dono da verdade, mas expresso despolitizando-me porque a matéria em apreço é a fala o grande Ivo contra a Igreja, e nesse ponto eu acho que merecia, dele que é muito maior, amazonicamente maior, do que essa fala e dizer, ‘perdoe aos cristãos que eu me excedi‘ , isso o engrandecia mais ainda”, finalizou o peessedebista.

Confira a fala de Fernando Hugo: